Comunidades de prática: aprendizado e compartilhamento de conhecimento entre trabalhadores nas organizações

Autores

  • Clarice Francisco de Sousa UFF/PPGCI
  • Elisabete Gonçalves de Souza Universidade Federal Fluminense. Departamento de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245252.348-369

Palavras-chave:

Reestruturação produtiva, Gestão do conhecimento, Comunidades de prática, Compartilhamento de informação e conhecimento, Aprendizagem organizacional

Resumo

Analisa em que medida a participação em uma comunidade de prática, estratégia de gestão do conhecimento comumente usada em organizações, pode apoiar o processo de aprendizagem de trabalhadores. Realiza discussão sobre o processo de reestruturação produtiva e seus impactos nas políticas e diretrizes educacionais, o que vem provocando o desenvolvimento de novos modelos de educação e estratégias de capacitação dos trabalhadores em ambientes empresariais. Apresenta conceitos e pilares da gestão do conhecimento, abordando os processos de conversão adotados para transformar conhecimentos individuais em coletivos. Discute, a partir de uma abordagem crítica, conceitos e principais processos de uma comunidade de prática. Busca mapear ações que, em uma perspectiva contra-hegemônica, gerem contrapartidas para o trabalhador que participa desses ambientes de aprendizagem coletiva. Tem como campo empírico uma comunidade de prática do setor de óleo, gás natural e energia, onde, por meio da aplicação de questionários e entrevistas direcionadas aos trabalhadores, procurou-se averiguar quais são os benefícios e vantagens que esses membros adquirem ao participarem de uma comunidade de prática. Conclui que, embora uma comunidade de prática seja desenhada prioritariamente para responder necessidades da organização e proporcionar melhoria e inovação em processos de trabalho, ao se aproximar desse tipo de iniciativa, o trabalhador tem acesso a conhecimentos que não seriam obtidos de outro modo. Conhecimentos esses que, de acordo com a visão dos próprios trabalhadores, podem ser aplicados em outros contextos, gerando novas oportunidades de trabalho, no mesmo setor ou em outras organizações do mesmo ramo de atividade.

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Biografia do Autor

Clarice Francisco de Sousa, UFF/PPGCI

Bibliotecária. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFF.

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense. Departamento de Ciência da Informação

Professora responsável pelas disciplinas de Organização da Informação dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2019-04-26

Como Citar

SOUSA, C. F. de; SOUZA, E. G. de. Comunidades de prática: aprendizado e compartilhamento de conhecimento entre trabalhadores nas organizações. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 348–369, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245252.348-369. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/82957. Acesso em: 28 mar. 2024.

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