Serviços de descoberta: panorama nas bibliotecas das instituições públicas de ensino superior brasileiras

Autores

  • Fernanda Gomes Almeida Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245252.300-325

Palavras-chave:

Serviços de descoberta. Descoberta em escala. Metabusca. OPAC. Bibliotecas universitárias.

Resumo

Este trabalho visa apresentar os contextos, conceitos, vantagens e limitações das principais abordagens para tornar os recursos das bibliotecas visíveis e acessíveis aos usuários como os catálogos online e os produtos de descoberta - interfaces ou ferramentas que têm um único ponto de entrada para todos os recursos da biblioteca, simplificando a consulta dos seus acervos físicos e online. Teve também por objetivo verificar se as bibliotecas em instituições públicas de ensino superior brasileiras têm aderido ao uso dos serviços de descoberta em escala para uma maior visibilidade dos seus acervos físicos e online, adaptando-se aos interesses da “geração Google”. A metodologia consistiu da identificação das instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema e-MEC e da consulta aos sites das bibliotecas ou sistemas de bibliotecas das instituições identificadas visando apontar aquelas que utilizam os serviços de descoberta em escala na web. A pesquisa demonstrou que, embora promissores, os serviços de descoberta na web ainda não são uma realidade para a maioria das bibliotecas de instituições públicas universitárias brasileiras apresentando reflexões sobre as razões para a baixa taxa de adesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG. Bibliotecária na Biblioteca Universitária da UFMG.

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora e Mestre em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

ALMEIDA, F. G.; CENDÓN, B. V. Serviços de descoberta: panorama nas bibliotecas das instituições públicas de ensino superior brasileiras. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 300–325, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245252.300-325. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/81969. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos