Interpretação e validação de agrupamentos em análise de cocitação de autores: estudo exploratório e metodológico
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245252.89-116Palavras-chave:
Cocitação. Análise de cocitação de autores. Análise de cocitação de documentos. Estudo metodológico.Resumo
No contexto da fase de interpretação e validação de uma Análise de cocitação de Autores, são formulados os seguintes objetivos: (i) comparar dados dos artigos citantes do corpus com dados que caracterizam os citantes e os autores citados de um agrupamento de uma ACA; (ii) propor indicadores adicionais relacionados aos autores que formam um agrupamento; e (iii) visualizar a rede de documentos cocitados dos autores que formam o agrupamento. O trabalho é exploratório e metodológico e os dados foram retirados de 151 artigos da área da Organização do conhecimento, do período de 2011 a 2015, recuperados na Web Of Science. Uma matriz simétrica com 50 posições (autores com nove ou mais artigos citantes) gerou cinco agrupamentos. O principal agrupamento (17 autores) é o objeto dessa análise. Os autores são cocitados em 69 artigos. Das 131 relações dos autores nas referências, 84 ocorrem no parágrafo. Há dados que comparam citações, citantes e documentos citados para cada um dos 17 autores. São citados 230 artigos distintos no agrupamento. Conclui-se que a proximidade da cocitação no parágrafo valida o agrupamento e que os demais dados ampliam a visão da formação e da caracterização das relações de cocitação. Os resultados demonstram que os agrupamentos em uma ACA podem ser analisados como unidades autônomas e que a descrição dos dados que sustentam a formação do agrupamento (artigos e autores citantes) e que caracterizam os autores participantes e a rede de documentos cocitados, colabora na validação e interpretação das relações, pois apresenta dados objetivos. Espera-se que essa abordagem exploratória possa ser aplicada em outras ACA, independente da área.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.