Um estudo sobre a rede de colaboração científica dos pesquisadores brasileiros com currículos cadastrados na Plataforma Lattes

Autores

  • Thiago Magela Rodrigues Dias CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Gray Farias Moita CEFET-MG
  • Patricia Mascarenhas Dias UEMG

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245251.83-86

Palavras-chave:

Redes de colaboração. Análises de redes. Produção científica. Plataforma Lattes.

Resumo

As análises sobre as redes de colaboração científica vêm sendo amplamente exploradas em pesquisas de diversas áreas do conhecimento há algum tempo, tendo em vista a sua capacidade de identificar como grupos de pesquisadores têm realizado seus trabalhos coletivamente. Tais estudos possibilitam identificar como ocorre a colaboração entre os indivíduos através de análises baseadas em métricas de redes sociais. Neste trabalho, inicialmente é apresentada uma caracterização geral do conjunto analisado e, após, é realizada uma análise temporal da rede de colaboração científica dos doutores brasileiros com currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Para isso, todas as publicações científicas dos doutores foram utilizadas para a identificação e caracterização das redes de colaboração. Como resultado, é possível visualizar como a colaboração científica do conjunto analisado foi sendo intensificada ao longo dos anos, com destaque para as grandes áreas de atuação de cada doutor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

DIAS, T. M. R.; MOITA, G. F.; DIAS, P. M. Um estudo sobre a rede de colaboração científica dos pesquisadores brasileiros com currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 63–86, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245251.83-86. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/81536. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos