Uso de fontes de informação no monitoramento dos ambientes organizacionais: subsídios para o planejamento estratégico em bibliotecas universitárias brasileiras

Autores

  • Everton Rodrigues Barbosa Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Raquel Alexandre de Lira Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Angel Freddy Godoy Viera Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Gregório Varvakis Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245251.442-472

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias. Planejamento estratégico. Fontes de informação.

Resumo

O estudo tem como objetivo propor uma categorização das fontes de informação para o monitoramento dos ambientes organizacionais das Bibliotecas Universitárias, levando em consideração que tais recursos informacionais oferecem subsídios para a elaboração do planejamento estratégico. Discute as variáveis ambientais que influenciam na gestão das bibliotecas acadêmicas brasileiras. A pesquisa caracteriza-se como exploratória descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, e utiliza a pesquisa bibliográfica para o levantamento de publicações. Apresenta as principais fontes, obras e autores mencionados na literatura analisada. Conclui que as fontes de informação podem ser categorizadas conforme três segmentos ambientais: o primeiro orientado à percepção do ambiente geral, o segundo voltado para o ambiente organizacional e o terceiro dedicado ao ambiente interno. Recomenda que trabalhos futuros aprofundem a proposta de categorias, considerando sua efetiva aplicabilidade no monitoramento ambiental e planejamento estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Rodrigues Barbosa, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutorando em Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção (UFRN). Membro do Grupo de pesquisa de Recuperação da Informação e Tecnologias Avançadas - RITA/UFSC.

Raquel Alexandre de Lira, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutoranda em Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção (UFAM).

Angel Freddy Godoy Viera, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Ciência da Computação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciência da Informação da UFSC, Brasil. Líder do Grupo de pesquisa de Recuperação de Informação e Tecnologias Avançadas – RITA, UFSC.

Gregório Varvakis, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Ciência da Informação. Universidade Federal de Santa Catarina.

PhD Manufacturing Eng. Loughborough University, Reino Unido. Mestre em Eng Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Mecanico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor dos Departamentos de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Ciência da Informação da UFSC, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

BARBOSA, E. R.; LIRA, R. A. de; GODOY VIERA, A. F.; VARVAKIS, G. Uso de fontes de informação no monitoramento dos ambientes organizacionais: subsídios para o planejamento estratégico em bibliotecas universitárias brasileiras. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 442–472, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245251.442-472. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/81170. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos