Produção, busca e compartilhamento de informação no contexto do comércio móvel

Autores

  • Maria Aparecida Moura Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Fagundes Faria Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245251.414-441

Palavras-chave:

Comércio social. Comércio móvel. Práticas informacionais. Aplicativos móveis.

Resumo

Aborda o conceito de consumo. Analisa o desenvolvimento da sociedade de consumo e dos mercados de massa. Identifica características pertencentes ao estudo do comportamento do consumidor. Aborda as modificações no comércio eletrônico causadas por mídias sociais e aplicativos para dispositivos móveis. Apresenta as características do comércio social e do comércio móvel. Discorre sobre as práticas de produção, busca e compartilhamento de informação no contexto do comércio móvel. Evidencia essas práticas informacionais a partir de funcionalidades presentes nos aplicativos Airbnb, Amazon, iFood e Spotify. Constata que, no âmbito do comércio móvel, as práticas informacionais vêm sofrendo modificações que resultam na relação entre consumo informacional, interação mediada e consumo de bens e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Moura, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutorado em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l’ Homme(2006-2007).

André Fagundes Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

MOURA, M. A.; FARIA, A. F. Produção, busca e compartilhamento de informação no contexto do comércio móvel. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 414–441, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245251.414-441. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/80995. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos