Memória Organizacional na Ciência da Informação: desvendando relações com o Conhecimento Organizacional

Autores

  • Rayan Aramís de Brito Feitoza Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Laiana Ferreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ilka Maria Soares Campos Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245251.473-498

Palavras-chave:

Memória organizacional. Conhecimento organizacional. Produção científica. Ciência da Informação.

Resumo

Este trabalho busca analisar os conceitos de Memória Organizacional por meio da produção científica publicada na Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação, com o intuito de entender suas relações com o Conhecimento Organizacional. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa documental do tipo exploratória e descritiva com abordagem quali-quantitativa. Para análise e organização dos dados foi utilizada a análise de conteúdo enquanto método de procedimento, seguindo a técnica de análise temática, considerando: os autores que mais se destacaram na produção de pesquisas sobre a temática, distribuição de artigos de periódicos sobre Memória Organizacional por ano, periódicos indexados na base citada com publicações de artigos sobre o tema, principais palavras-chave abordadas pelos trabalhos analisados e, por último, a análise dos conceitos sobre Memória Organizacional para o entendimento de suas relações com Conhecimento Organizacional. Os resultados permitem inferir que houve um aumento no interesse por estudar a estrutura organizacional das empresas, evidenciando a necessidade de expandir as pesquisas envolvendo a cultura e memória das organizações. A pesquisa possibilitou verificar também que os conceitos de Memória Organizacional apresentam relações dialógicas com o Conhecimento Organizacional, permitindo concluir que possuem correlações nos sentidos metodológicos, conceituais e práticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayan Aramís de Brito Feitoza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestrando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB; Graduado em Arquivologia pela UFPB

Laiana Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFPB; Mestre em Ciência da Informação -UFPB.

Ilka Maria Soares Campos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda em Ciência da Informação pela UFPB; Mestre em Sistemas e Computação pela UFRN

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Pós-Doutora em Ciência da Informação pela UNESP; Doutora em Administração pela UFPB; Docente do departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

FEITOZA, R. A. de B.; SOUSA, L. F. de; CAMPOS, I. M. S.; DUARTE, E. N. Memória Organizacional na Ciência da Informação: desvendando relações com o Conhecimento Organizacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 473–498, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245251.473-498. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/80274. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)