O produtivismo acadêmico na vida dos discentes de pós-graduação

Autores

  • Letícia Silvana dos Santos Estácio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Wemylinn Giovana Florencio Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vinícius Medina Kern Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245251.133-158

Palavras-chave:

Produtivismo acadêmico. Pós-Graduação. Produção científica. Discentes.

Resumo

O produtivismo acadêmico é um fenômeno caracterizado pela excessiva valorização da quantidade e pela escassa consideração da qualidade da produção acadêmica. O objetivo deste artigo é compreender a influência do produtivismo acadêmico na vida dos discentes de um curso de pós-graduação a partir de suas percepções.  O estudo utilizou o método qualitativo fundamentado na entrevista em profundidade e na análise temática dos dados. Foram entrevistados dez discentes. Os discentes consideram o produtivismo acadêmico tanto positivo quanto negativo. Do ponto de vista positivo, argumentam que a cobrança por produzir contribui no processo de construção do conhecimento, e do lado negativo, que a pressão para publicar em quantidade exige intensa dedicação, gerando, em muitos casos, problemas psicológicos, emocionais e físicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Silvana dos Santos Estácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela UFSC (2016). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela UFSC (2015). Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC (2012). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de pesquisa: Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, Eixo: Produção e comunicação da informação. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência Informação (GPCIn), Grupo de Pesquisa em Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITS) e Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAESC) . Atua nos Estudos métricos da Informação, Competência em Informação, Biblioteca Escolar e Sistemismo.

Wemylinn Giovana Florencio Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Bibliotecária na Biblioteca Pública Carlos Dorval Macedo, Lages/SC. Mestre em Ciência da Informação pelo PGCIN/UFSC (2017). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É integrante do grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade. Tem interesse em estudos métricos, epistemologia e inovação tecnológica. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Vinícius Medina Kern, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN) e em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC - vmkern@pq.cnpq.br - Bolsista PQ-2 de produtividade em pesquisa do CNPq, área Comunicação e Informação.

Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Adminstração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1977). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estrategia organizacionais.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

ESTÁCIO, L. S. dos S.; ANDRADE, W. G. F.; KERN, V. M.; CUNHA, C. J. C. de A. O produtivismo acadêmico na vida dos discentes de pós-graduação. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 133–158, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245251.133-158. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/79285. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos