O tratamento temático da informação em instrumentos normativos de descrição arquivística
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245243.96-124Palavras-chave:
Descrição arquivística. Tratamento temático da informação. Instrumentos normativos de descrição arquivística. Arquivologia.Resumo
O estudo analisa Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística desenvolvidos em diferentes países, a fim de verificar a descrição de conteúdo nestes documentos. Trata das vertentes teóricas do Tratamento Temático da Informação: catalogação de assunto, indexação e análise documental, assim como seus respectivos objetos: produtos, instrumentos e processos. Apresenta correntes teóricas do pensamento arquivístico: tradicional, records management e integrada, assim como, discorre sobre o histórico da descrição arquivística e o desenvolvimento de manuais, normas e orientações que foram criadas na intenção de padronizar o processo de descrição arquivística. Realiza levantamento de Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística em diferentes países, tendo sido coletados e caracterizados 12 que se apresentam em línguas portuguesa, espanhola e inglesa. Dentre esses, foram selecionados oito Instrumentos Normativos de Descrição Arquivística que contemplam a descrição de conteúdo em sua estrutura, possibilitando, assim, a análise da existência ou não de características das vertentes teóricas do Tratamento Temático da Informação e a identificação dos aspectos indicados pela literatura da área de TTI: processos, produtos e instrumentos. Conclui-se que documentos de arquivo apresentam características específicas que precisam ser analisadas de forma diferente dos bibliográficos. No entanto, é possível estabelecer diálogo entre as áreas de Tratamento Temático da Informação e Arquivologia, visando à melhoria do acesso à informação. Contribui-se com a transposição desses conceitos e teorias, oriundos da Ciência da Informação, ao contexto do documento de arquivo e com as discussões acerca do desenvolvimento teórico e prático do Tratamento Temático da Informação na Arquivologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.