Redescobrindo o Brasil com Olhos Estrangeiros: a construção discursiva da identidade nacional brasileira na internet

Autores

  • Sandra Rúbia da Silva

Palavras-chave:

Identidade nacional, internet, produção de sentidos

Resumo

Apoiando-se em um objeto empírico - o site da Internet Maria- Brazil, criado em 1995 . buscamos explorar o discurso a respeito da identidade nacional brasileira na Internet, feito em sites voltados para o público estrangeiro. Para tanto, optou-se pela análise da cultura brasileira como elemento constitutivo preponderante desta identidade e, dentro da cultura, o recorte escolhido foi o da música e do folclore brasileiros. O artigo utiliza o referencial teórico dos Estudos Culturais em apoio à Análise do Discurso, com o objetivo de discutir como se dá a produção de sentidos a respeito da identidade brasileira aos olhos do Outro (o estrangeiro) em tempos de mundialização da cultura, quando os discursos, através de mídias como a Internet, crescentemente circulam em nível global.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rúbia da Silva

Publicitária e professora de Teoria da Comunicação do Instituto Blumenauense de Educação Superior (IBES, (Blumenau,SC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

DA SILVA, S. R. Redescobrindo o Brasil com Olhos Estrangeiros: a construção discursiva da identidade nacional brasileira na internet. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 339–351, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/78. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo