Fator de impacto de periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação em Comunicação e Informação para a divulgação do conhecimento

Autores

  • Catia Candida de Almeida UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Angela Maria Grossi Carvalho UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245243.198-225

Palavras-chave:

Periódicos científicos. Fator de Impacto. Política de avaliação da Pós-Graduação. Comunicação e Informação.

Resumo

A gestão da política científica e seus instrumentos de avaliação servem para o planejamento e o entendimento da dinâmica científica. Nesse contexto, a formulação de política de avaliação dos cursos de pós-graduação é fundamental. Considerando tal problemática, esta pesquisa objetiva descrever o comportamento dos valores de fator de impacto dos periódicos da área de Comunicação e Informação, qualificados pelo Qualis CAPES, para a avaliação da produção científica dos programas de pós-graduação da área, mais especificamente, para os periódicos da área de Comunicação e Informação classificados no estrato A1. Objetiva-se analisar seus indicadores bibliométricos de impacto, a saber: Fator de Impacto e Posição de Quartil. Os resultados mostraram indícios de alta variabilidade dos valores do fator de impacto. Os valores dos FIs estão relacionados com a posição dos quartis, as quais mantiveram-se inalterados para a maioria dos periódicos no período analisado.

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Biografia do Autor

Catia Candida de Almeida, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Possui bacharelado em Estatística,Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Licenciatura em Matemática, Centro Universitário Claretiano. Especialização em Economia Financeira pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo. Doutorado em andamento em Ciência da Informação, UNESP. 

Maria Cláudia Cabrini Grácio, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Professora do programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Possui Bacharelado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Lógica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). 

Angela Maria Grossi Carvalho, UNESP - Universidade Estadual Paulista

ngela Maria Grossi de Carvalho possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (1999), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Sevilha-Espanha (2011). Atualmente é docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unidade de Marília) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

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Publicado

2018-08-27

Como Citar

DE ALMEIDA, C. C.; GRÁCIO, M. C. C.; CARVALHO, A. M. G. Fator de impacto de periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação em Comunicação e Informação para a divulgação do conhecimento. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 198–225, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245243.198-225. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/76620. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

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