Indústrias Culturais e Capitalismo no Brasil

Autores

  • Virgínia Pradelina da Silveira Fonseca

Palavras-chave:

Indústrias culturais, capitalismo

Resumo

Este artigo visa a uma reflexão crítica, a partir de fontes bibliográficas, a respeito do processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasil e da relação desse processo com o ingresso do País na etapa monopólica do capitalismo. Para isso, primeiramente, procura-se analisar o período em que esse tipo de organização surge com relevância nos países do mundo capitalista avançado e o papel que exerce na construção de uma hegemonia de classe. Na seqüência, tratase da especificidade da experiência brasileira de implantação e consolidação das indústrias culturais e levantam-se algumas possibilidades de reflexão. A perspectiva teórica predominante na análise é a da Economia Política da Comunicação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Pradelina da Silveira Fonseca

Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Extensâo Rural pela UFSM. Doutoranda no Programa de Comunicação e Informação da UFRGS. Professora assistente do Curso de Comunicação Social da FABICO/UFRGS. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

FONSECA, V. P. da S. Indústrias Culturais e Capitalismo no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 309–326, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/76. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.