A interdisciplinaridade da Ciência da Informação e suas contribuições no estudo do compartilhamento de dados governamentais na Internet

Autores

  • Fábio Mosso Moreira UNESP/Marília
  • Marta Lígia Pomim Valentim UNESP/Marília
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana UNESP/Marília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245242.300-329

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciência da Informação, Compartilhamento de Dados, Dados Governamentais, Fluxos de Informação.

Resumo

A internet pode ser considerada uma importante alternativa para viabilizar maior interação entre a administração pública e a sociedade, como, por exemplo, no compartilhamento de bases de dados governamentais. Esse fluxo informacional envolve questões específicas que são alvo de estudos na Ciência da Informação, que apresenta característica interdisciplinar em função da complexidade de seu objeto, da utilização de teorias e metodologias oriundas de outras áreas, e da diversidade de seu corpo científico. A pesquisa objetivou identificar os campos do conhecimento que apresentam interação interdisciplinar com a Ciência da Informação, evidenciar quais deles podem contribuir para o estudo do compartilhamento de dados governamentais na internet e relacionar disciplinas da área com a análise dos aspectos presentes nesse fluxo informacional. Aplicou-se o método Análise de Conteúdo, a partir da coleta de dados nos portais oficiais da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de Santa Catarina, a fim de identificar a estrutura curricular dos cursos de graduação com enfoque na área de Ciência da Informação no Brasil e analisar seus respectivos planos de ensino. Os resultados indicam quais áreas do conhecimento são interdisciplinares à Ciência da Informação e que podem contribuir com o estudo dos aspectos envolvidos no processo de compartilhamento de dados governamentais na internet. Além disso, destaca, também, quais são as disciplinas que compõem a estrutura dos cursos analisados e que, efetivamente, podem contribuir para o estudo desse fluxo informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Mosso Moreira, UNESP/Marília

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP/Tupã). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP/Marília), na Linha de Informação e Tecnologia.

Marta Lígia Pomim Valentim, UNESP/Marília

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional. Líder do Grupo de Pesquisa ?Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Vice-Supervisora do Instituto de Políticas Públicas de Marília (IPPMAR). Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, UNESP/Marília

Professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Tupã em regime de dedicação exclusiva. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, mestrado em Ciência da Informação (2002), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e livre-docente em Sistemas de Informações Gerenciais pela UNESP (2017). Possui especializações em Orientação à Objetos (1996) e Gestão de Sistemas de Informação (1998). Parecerista ad hoc de periódicos e de agências de fomento. Membro do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação GPNTI-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados ao Ciclo de Vida dos Dados, Transparência e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor, integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

MOREIRA, F. M.; VALENTIM, M. L. P.; SANT’ANA, R. C. G. A interdisciplinaridade da Ciência da Informação e suas contribuições no estudo do compartilhamento de dados governamentais na Internet. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 300–329, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.300-329. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75308. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)