Estudos de Citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica

Autores

  • Samile Andréa de Souza Vanz
  • Sônia Elisa Caregnato

Palavras-chave:

Estudos de citação, comportamento de citação, análise de citação

Resumo

Propõe uma revisão dos estudos de citação na literatura, enfocando aspectos relacionados ao comportamento de citação dos cientistas e às objeções e aos problemas característicos desta ferramenta da bibliometria. A análise das referências citadas nas publicações, feita através dos estudos de citação, identifica o comportamento dos pesquisadores durante a comunicação científica, mapeando suas áreas do conhecimento. Conclui-se que, apesar dos problemas e críticas levantadas, os estudos de citação são uma importante metodologia para o entendimento dos processos de comunicação científica nas diferentes áreas do conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samile Andréa de Souza Vanz

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Gestão Empresarial na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Aluna do curso de Mestrado em Comunicação e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Bibliotecária sênior da Biblioteca Central da PUCRS. Currículo Lattes

Sônia Elisa Caregnato

Doutora em Ciência da Informação pela Shefield University, Inglaterra. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (FABICO/UFRGS). Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

VANZ, S. A. de S.; CAREGNATO, S. E. Estudos de Citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 295–307, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/75. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>