A Economia Solidária em Ciência da Informação: interrelações e atuações possíveis

Autores

  • Fabricio Foresti UFSC
  • Angel Freddy Godoy Viera UFSC
  • Elizete Vieira Vitorino UFSC
  • Gregório Varvakis UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245242.165-187

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Economia Solidária, Competência em Informação.

Resumo

A Economia Solidária é uma alternativa de produção e consumo para reduzir as desigualdades sociais, um movimento internacional que emerge com outros temas contemporâneos. A pesquisa bibliográfica exploratória objetiva verificar como o tema da Economia Solidária situa-se nos estudos realizados em Ciência da Informação, bem como explorar os pontos em comum entre a competência em informação e a Economia Solidária. Os resultados mostram que o tema da Economia Solidária ainda é uma novidade em Ciência da Informação, contudo, outros temas correlatos apresentam produção científica considerável, que explora o potencial da informação no contexto econômico-sustentável. Mostram que existe convergência entre os ideais e os princípios da competência em informação e da Economia Solidária. Conclui-se que os profissionais da informação podem atuar de muitas formas diante da Economia Solidária, destacadamente com trabalhos relacionados ao desenvolvimento de competência em informação e por meio da realização de mais pesquisas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Foresti, UFSC

Doutorando em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Bacharel em Biblioteconomia UFSC (2006). Possui larga experiência na área de Arquivologia. É programador e web designer. Possui trabalhos em gestão da informação e conhecimento. Poeta e músico amador.

Angel Freddy Godoy Viera, UFSC

Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Recuperação Inteligente de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação da informação, aprendizagem de máquina, deep learning, mineração de texto, mineração de dados e processamento de linguagem natural.

Elizete Vieira Vitorino, UFSC

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD). Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina, Curso de Biblioteconomia. Atua principalmente nas seguintes áreas: organização e tratamento da informação, profissionais da informação, metodologia científica, metodologia da pesquisa, educação a distância e competência em informação. Atualmente, é Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas pesquisas, disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação (information literacy). É líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC. Concluiu estágio pós-doutoral, financiado pela CAPES, na Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 (Processo: BEX 2398/14-1).

Gregório Varvakis, UFSC

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

FORESTI, F.; GODOY VIERA, A. F.; VITORINO, E. V.; VARVAKIS, G. A Economia Solidária em Ciência da Informação: interrelações e atuações possíveis. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 165–187, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.165-187. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/74984. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)