Desambiguação de nomes de autores para a identificação automática de perfis acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245242.37-54Palavras-chave:
Desambiguação de nomes, Resolução de entidades, BibliometriaResumo
A desambiguação de nomes é uma atividade fundamental em estudos bibliométricos, em particular naqueles que utilizam diferentes fontes de informação. O objetivo deste trabalho é propor e testar uma estratégia de desambiguação de nomes de autores de forma a possibilitar a identificação automática do perfil do Google Acadêmico de docentes. A estratégia proposta é baseada na busca pelos perfis dos docentes no Google Acadêmico, seguida por um processo de casamento de nomes. Adicionalmente são comparadas as publicações acadêmicas que estão cadastradas no currículo Lattes do docente e no perfil do Google Acadêmico. Por fim, a resolução de nomes ocorre, verificando-se entre os perfis compatíveis aquele que apresenta maiores evidências de pertencer ao respectivo docente. Um estudo de caso envolvendo os docentes da Universidade de São Paulo foi realizado, e o sistema automático foi capaz de identificar, de maneira correta, 4.283 perfis do Google Acadêmico. Uma análise de cobertura mostrou que o sistema foi capaz de encontrar cerca de 95% dos perfis dos docentes que possuem essa informação, e nenhum falso-positivo foi identificado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.