Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica

Autores

  • Janinne Barcelos Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0003-1033-9414
  • Suely Henrique de Aquino Gomes Universidade Federal de Goiás
  • Frederico Ramos Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245242.83-108

Palavras-chave:

Popularização da Ciência, Eye tracker, Fotografia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo verificar o uso de imagens técnicas para a compreensão de textos com conteúdo científico na divulgação da ciência. Parte-se da hipótese de que, associado à fotografia, o texto científico tem maior possibilidade de despertar o interesse do leitor e facilitar o entendimento da informação. Apoia-se na teoria de Flusser, que defende que as imagens como a fotografia fornecem pensamentos menos abstratos do que os textos; nas pesquisas de Samain, que classificam a fotografia como valioso meio de comunicação; e os esforços de outros estudiosos como Correia, Gruszynski e Castedo, Machado e Mora – que acreditam que a fala e a escrita não mais precisam ser as únicas formas de comunicação científica. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, com design experimental-laboratorial e adota abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Ao serem apresentados a diferentes estruturas de texto científico (texto com fotografia, somente texto e somente fotografia), os resultados mostram diferentes padrões de leitura, grau de atenção e compreensão do texto científico. O texto com imagem foi melhor compreendido e considerado de fácil leitura, seguido do texto sem imagem. O material menos compreendido foi aquele que apresentou somente a imagem. Os participantes que receberam textos consideraram que a fotografia auxilia na leitura e apreensão do conteúdo. O grupo que recebeu só imagem sentiu falta do texto. Considera-se que a hipótese da pesquisa foi confirmada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janinne Barcelos, Universidade de Brasília

Jornalista, doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, membro do grupo de pesquisa Lumus - Pesquisas em Comunicação. E-mail: janbarcelos@hotmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7729780084365345.

Suely Henrique de Aquino Gomes, Universidade Federal de Goiás

Bibliotecária, doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, docente do Mestrado em Comunicação, Cidadania e Cultura – PPGCOM/FIC/UFG. E-mail: suelyhenriquegomes@gmail.com. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3007925506666700.

Frederico Ramos Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Jornalista, mestre em Comunicação, Mídia e Cultura pela Universidade Federal de Goiás. Professor substituto da Faculdade de Educação (UFG), membro do grupo de pesquisa Lumus - Pesquisas em Comunicação (UFG). E-mail: freddoliveira@gmail.com. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2791932279957633

 

Referências

AUMONT, J. A imagem. Campinas: Papiros, 1993.

BARRETO, A. M. Eye tracking como método de investigação aplicado às ciências da comunicação. Revista Comunicando, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 168-186, dez. 2012.

BARTHES, R. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. V Prêmio Fotografia: Ciência & Arte 2015, 2015. Disponível em: <http://www.premiofotografia.cnpq.br/web/pfca>. Acesso em: 30 set. 2015.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Centro de gestão e estudos estratégicos. Percepção pública da C&T no Brasil 2015. 2015.

CORREIA, F. A ilustração científica: “santuário” onde a arte e a ciência comungam. Visualidades, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 221-239, jun./dez. 2011.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papiros, 2009.

FABRIS, A.; KERN, M. B. Imagem e conhecimento. São Paulo: Edusp, 2006.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FUJIYOSH, S.; COSTA, M. C. Indicadores de percepção pública da ciência e da tecnologia no Brasil: estudo comparativo sobre a cobertura da imprensa. Campinas, 2003.

GRUSZYNSKI, A. C.; CASTEDO, R. Comunicação científica e cultura visual: desafios para a publicação de periódicos on-line. Lumina: revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 1-15, dez. 2008. Disponível em: <http://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/167>. Acesso em: 22 jun. 2016.

HERNANDO, C. Divulgação científica: um grande desafio para este século. Entrevistadores: L. Massarani e I. C. Moreira. São Paulo: Ciência e Cultura, 2005.

MACHADO, A. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

MANGUEL, A. O espectador comum: a imagem como narrativa. In: MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MORA, A. M. S. A divulgação da ciência como literatura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

OLIVEIRA, F. de. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração universal dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UNIC Rio, 2009.

PERNICE, K.; NIELSEN, J. How to conduct eyetracking studies. [S.l.]: Nielsen Norman Group, 2009.

ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução: Constancia Egrejas. 3. ed. São Paulo: SENAC, 2009.

SAMAIN, E. Aula inaugural. 1 vídeo online (134 min). Transmissão ao vivo da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, realizada em 2 mar. 2015. Disponível em: <https://youtu.be/8aZ5exbj3Pk>. Acesso em: 2 maio 2016.

SAMAIN, E. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, E. (Org.). Como pensam as imagens. Campinas: Unicamp, 2012. p. 21-36.

SILVA, A. L. et al. A fotografia no Jornalismo Científico: a divulgação da ciência e tecnologia na mídia impressa Sergipana Cinform e Jornal da Cidade. Revista Anagramas: revista científica interdisciplinar de graduação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1-15, set./nov. 2012

SCHILLING, G.; CHRISTENSEN, L. L. Eyes on the skies: 400 years of telescopic discovery. IAU: ESA-Hubble/ESO, 2009.

TUNDISI, José Galízia. Apresentação. In: MAYOR, Frederico; FORTI, Augusto. Ciência e poder. Campinas: Papirus: Brasília: Unesco, 1998, p. 7-9.

Downloads

Publicado

2018-04-19

Como Citar

BARCELOS, J.; HENRIQUE DE AQUINO GOMES, S.; RAMOS OLIVEIRA, F. Análise eyetracking do uso da fotografia na divulgação científica. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 83–108, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245242.83-108. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/73056. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo