Análise de assunto de acórdãos jurisprudenciais

Autores

  • Ana Carolina Ferreira Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/ECI/UFMG)
  • Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245241.86-116

Palavras-chave:

Análise de assunto. Indexação. Jurisprudência. Acórdão. Perspectiva aplicada.

Resumo

Esta pesquisa contextualiza o processo da análise de assunto no âmbito dos acórdãos jurisprudenciais, tendo em vista a relevância desse tipo documental no contexto jurídico como mecanismo de defesa de direitos e de teses jurídicas. Conceitua-se a fonte de informação jurisprudencial, apresentando suas características, funções e estrutura. São também apresentados os requisitos essenciais das sentenças, de acordo com o Novo Código de Processo Civil, de 2015. Os referenciais teóricos da indexação, em especial, da etapa da análise de assunto, são explorados com foco na aplicação da metodologia da análise conceitual de acórdãos proposta por Guimarães (1994), adaptada ao contexto dos tribunais de contas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ferreira, Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/ECI/UFMG)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-GOC/ECI/UFMG). Bibliotecária do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecária, Mestre e Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - ECI/UFMG. Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da UFMG.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

FERREIRA, A. C.; MACULAN, B. C. M. dos S. Análise de assunto de acórdãos jurisprudenciais. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 86–116, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245241.86-116. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/71902. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos