Encontrabilidade da Informação na Câmara dos Deputados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245241.41-64

Palavras-chave:

Encontrabilidade da Informação. Arquitetura da Informação Pervasiva. Ecologia informacional complexa. Avaliação de ambiente informacional. Câmara dos Deputados - Brasil.

Resumo

 Considerando a complexidade dos ambientes informacionais da atualidade, objetiva-se avaliar a ecologia informacional híbrida e complexa da Câmara dos Deputados quanto à encontrabilidade da informação. Para tanto, procede-se à descrição do ambiente informacional da instituição e sua avaliação por meio da utilização de instrumento de checklist, que considera atributos da Encontrabilidade da Informação e da Arquitetura da Informação Pervasiva. Desse modo, observa-se que a maioria dos atributos está presente na ecologia, porém, não de forma satisfatória, o que permite concluir que há necessidade de melhorias na implementação dos atributos, além de oportunidades de inovações para o alinhamento dessa ecologia com as tendências informacionais atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Baptista Brandt, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB, aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Marília).

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus de Marília).

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP. Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

BRANDT, M. B.; VECHIATO, F. L.; VIDOTTI, S. A. B. G. Encontrabilidade da Informação na Câmara dos Deputados. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 41–64, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245241.41-64. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/71734. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)