Apropriação da informação: o processo de construção do conhecimento de catadores de materiais recicláveis

Autores

  • Suely Henrique Gomes Universidade Federal de Goiás
  • Geisa Müller de Campos Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Laura Vilela Rodrigues Rezende Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245233.106-129

Palavras-chave:

Comunicação. Construção do conhecimento. Apropriação da informação. Incubação social. Catadores de materiais recicláveis.

Resumo

Este artigo aborda o processo de construção do conhecimento de catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas e assessorados pelo projeto de incubação social da Universidade Federal de Goiás, a partir do tensionamento entre o conhecimento científico e o comum. No que concerne aos aspectos metodológicos, trata-se de pesquisa qualitativa e quanto aos objetivos caracteriza-se como descritiva – exploratória. Os dados foram coletados via observação participante. Dentre os principais resultados, destaca-se que a construção do conhecimento dos catadores inseridos no contexto de incubação social ocorre via interação significativa. Isto é, quando, por meio do diálogo e imerso em estratégias metodológicas criativas, o sujeito significa as informações, provocando mudanças em sua base simbólica de conhecimento. Essa transformação ocorre somente mediante processo comunicativo. Por meio da interação, o sujeito é problematizado ao exercer a análise crítica sobre sua realidade atual como catador. Assim, ele ressignifica sua identidade, desenvolve seu sentimento de pertença, estabelece os vínculos com o grupo que trabalha e se apropria das informações que são mediadas pela equipe gestora de incubação.

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Biografia do Autor

Suely Henrique Gomes, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1987), mestre em Automação de Biblioteca - University College London (1991) e doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999). Professora associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica; gestão da informação; tríplice hélice. Membro do Conselho editorial da revista Comunicação e Informação, da FACOMB/UFG. Professor integrante do mestrado em Comunicação, Cidadania e Cultura, da Universidade Federal de Goiás, linha de pesquisa Midia e Cultura. As pesquisas orientadas no mestrado versam sobre cibercultura, corpo e sujetividade

Geisa Müller de Campos Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Docente no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação Universidade Federal de Goiás e Faculdade Salgado de Oliveira (Universo). Bibliotecária na Faculdade Delta. Mestre em Comunicação na área de concentração Mídia, Cultura e Cidadania.

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computacão pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrando disciplinas relacionadas com Tecnologias da Informação e Comunicação, Inteligência Competitiva, Automação de Unidades de Informação nos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação. Experiência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação realizando estudos sobre os seguintes temas: Redes sociais de Comunicação, Preservação Digital, Curadoria Digital, Inclusão social e digital, Mediação da informação, Alfabetização em Informação, Gestão da Informação e do conhecimento, Inteligência competitiva, Inovação tecnológica, Recursos Educacionais Abertos (REA), Repositórios Digitais.

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Publicado

2017-08-21

Como Citar

GOMES, S. H.; RIBEIRO, G. M. de C.; REZENDE, L. V. R. Apropriação da informação: o processo de construção do conhecimento de catadores de materiais recicláveis. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 106–129, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245233.106-129. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/70940. Acesso em: 28 nov. 2022.

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