Gestão do Conhecimento aplicado aos desastres naturais: o caso da Defesa Civil

Autores

  • Érico Soriano UFSCar
  • Wanda Machado Aparecida Hoffmann UFSCar
  • Camila de Araujo Professora na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharel em Sistemas de Informação pela Unesp (Bauru), mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), com período de mobilidade na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Co-autora do livro "Gerenciamento Ágil de Projetos: aplicação em produtos inovadores" (Saraiva, 2011), juntamente com Prof. Dr. Daniel Capaldo Amaral, Dr. Edivandro Carlos Conforto e Dr. João Luís Guilherme Benassi. Experiência em Processo e Projetos de Desenvolvimento de Novos Produtos, Gerenciamento de Projetos - tradicional e ágil, Softwares para Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento e avaliação de interfaces para ferramentas de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de produtos, com foco em Design de Interação.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245233.207-227

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Desastres naturais. Defesa Civil.

Resumo

Os Órgãos de Proteção e Defesa Civil no Brasil possuem profissionais competentes para trabalhar na gestão dos riscos de desastres naturais no país, uma vez que atuam diretamente nas áreas de risco e com os grupos populacionais vulneráveis a estes processos. Neste sentido, o conhecimento tácito e explícito desses profissionais é de grande importância para a prevenção e, principalmente, para as operações realizadas no enfrentamento do desastre e de outros momentos de crise. Porém, esse conhecimento é muitas vezes perdido em função da fragilidade institucional da Defesa Civil, especialmente em seu nível local. Desta forma, buscou-se fazer uma relação teórica sobre a aplicabilidade dos conceitos da Gestão do Conhecimento nos Órgãos de Defesa Civil, de forma a gerar conhecimentos para a melhoria no atendimento às ações de desastres naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érico Soriano, UFSCar

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2007), e doutorado em Ciências pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo EESC-USP(2012), com período de mobilidade no Departamento de Geografia da Universidade do Porto (Portugal), com investigação em Cimatologia Aplicada, Riscos Naturais e Ordenamento do Território. Foi pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (NEPED/UFSCar) de 2008 a 2011, e trabalhou como Analista de Pesquisa em Desastres Naturais no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), de janeiro de 2012 a janeiro de 2014. Atualmente é Pós-doutorando na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisador do grupo de pesquisa Núcleo de Informação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade, da Universidade Federal de São Carlos, e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Efeitos e Riscos nos Grandes Empreendimentos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua especialmente em temas como vulnerabilidade a desastres naturais, eventos climáticos extremos, percepção e comunicação dos riscos.

Wanda Machado Aparecida Hoffmann, UFSCar

Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculada ao Departamento de Ciência da Informação. Reitora da UFSCar. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar. Pesquisadora do Núcleo de Informação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade, e do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Membro do Conselho de Inovação Tecnológica da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Gestão da informação e do Conhecimento, Gestão de Unidades de Informação, Prospecção e Monitoramento Tecnológico, Inteligência Competitiva, Desenvolvimento Tecnológico, Arranjos Produtivos Locais, Informação em Tecnologias Industriais Básicas. Ministra disciplinas na UFSCar nos cursos de Graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Ciência da computação e Sistemas de Informação. Possui Graduação em Engenharia Metalúrgica pela Escola de Minas (1985) na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Mestrado em Engenharia dos Materiais (1992) na UFSCar e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais (1995) na UFSCar. Pós-Doutorado em conformação a quente (1997) na UFSCar. Pós-Doutorado em prospecção de informação tecnológica (2001) na UFSCar.

Referências

BATISTA, F. F. Governo que aprende: gestão do conhecimento em organizações do Executivo Federal. Brasília, DF: IPEA, 2004. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br>. Acesso em: 15 jun. 2013. (Texto para discussão, n. 1022).

BATISTA, F. F. et. al. Gestão do conhecimento na administração pública. Brasília, DF: IPEA, 2005. (Texto para discussão, n. 1095).

BARCELO-VALENZUELA, M. et al. Defining the problem: key element for the success of knowledge management. Knowledge Management Research & Practice, Basingstoke, v. 6, n. 4, p. 322-333, 2008.

BEAL, A. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas, 2012.

BRAGA, M. M. et al. Aplicação das técnicas de gestão do conhecimento no gerenciamento de desastres naturais. In: SIMPOSIO SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN, 2011, Cordoba. Anales de las 40 Jornadas Argentinas de Informática. Buenos Aires: SADIO, 2011. p. 111-125.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC... Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 abr. 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12608.htm>. Acesso em: 18 jul. 2014.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria Nacional da Defesa Civil. Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). [2012]. Disponível em: <http://www.integracao.gov.br/defesacivil>. Acesso em: 25 out. 2012.

BRASIL. Conferência geral sobre desastres: para prefeitos, dirigentes de instituições públicas e privadas e líderes comunitários. Brasília: Secretaria Nacional da Defesa Civil, 2007.

BRASIL. Ministério de Integração Nacional. Secretaria Nacional de Defesa Civil. Política Nacional de Defesa Civil. Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.defesacivil.gov.br.>. Acesso em: 30 set. 2009.

CASTILLO, L. A. M.; CAZARINI, E. W. Modelo integrado para a implantação da gestão do conhecimento. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 16., 2009, Bauru. Anais... Bauru: UNESP, 2009.

CASTRO, L. A. Glossário de Defesa Civil: estudos de riscos e medicina de desastres. 2.ed. Brasília: Ministério do Planejamento e Orçamento/Departamento de Defesa Civil, 1998.

DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. Burlington: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

GAMBLE, P. R.; BLACKWELL, J. Knowledge management. London: Kegan Paul, 2001.

HOFFMANN, W. A. M. (Org.). Construções interdisciplinares em gestão do conhecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

HOFFMANN, W. A. M. Gestão do conhecimento: desafios de aprender. São Carlos: Compacta, 2009.

INAZAWA, F. K. O papel da cultura organizacional e da aprendizagem para o sucesso da gestão do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 206-220, set./dez. 2009.

INTERNATIONAL STRATEGY FOR DISASTER REDUCTION. Lessons for a safer future: drawing on the experience of the Indian Ocean tsunami disaster: eleven keys actions for building nations’ and communities’ resilience to disasters. Geneva, 2007.

KOGUT, B.; ZANDER, U. Knowledge of the firm, combinative capabilities, and the replication of technology. Organization Science, Providence, v. 3, n. 3, p. 383-97, 1992.

LONDE, L. R.; SORIANO,E.; COUTINHO, M. P. Capacidades das instituições municipais de proteção e defesa civil no Brasil: desafios e perspectivas. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 30, p. 77-95, dez. 2015.

MCGEE, J. V.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1994.

MURRAY, P. C. New language for new leverage: the terminology of knowledge management (KM). 1996. Disponível em: <http://www.ktic.com/topic6/13_TERM0.HTM>. Acesso em: 10 ago. 2015.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinamica da inovação. São Paulo: Campus, 1997.

PATIAS, T. Z.; MINHO, C. S. V. As influências da cultura organizacional na prestação de serviços públicos. 2012. Disponivel em: <http://www.escoladegoverno.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/searh_eg/imprensa/pdf/035.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2015.

PAULUCCI, M. R. B. C. O Fluxo informacional para as ações de resposta a desastres naturais em áreas urbanas com base na logística humanitária. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) -Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Centro de Estudos em Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

PIRES, J. C. S.; MACÊDO, K. B. Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 1, n. 40, p. 81-105, jan./fev. 2006.

QUEIROZ, E.; BODSTEIN, A. Território e bacias hidrográficas: reflexões a propósito da gestão de recursos hídricos e seus possíveis desdobramentos sobre as práticas de Defesa Civil frente aos desastres de origem hídrica. Revista Científica Internacional, Campos dos Goytacazes, v. 1, n. 16, jan./mar. 2011.

RAO, M. Knowledge management tools and techniques: practitioners and experts evaluate knowledge management solutions. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemman. 2005.

ROBERTSON, S.; BRUN, C.; SERVIN, G. ABC of knowledge management. [S.l.]: National Library for Health, 2005. Disponível em: <http://www.library.nhs.uk/SpecialistLibrarySearch/download.aspx?resID=126403>. Acesso em: 30 set. 2012.

SCHLESINGER, C. C. B. et al. Gestão do conhecimento na administração pública. Curitiba: Imap, 2008.

SILVA, R. S. G. Proposta de diretrizes para o desenvolvimento da gestão do conhecimento por meio de comunidades de prática. 2011. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011.

SILVEIRA, A. A. Gestão do conhecimento como ênfase na aprendizagem organizacional: um estudo de multicaso no contexto bancário. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)-Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004.

SORIANO, E. Confiança, incertezas e discursos sobre os riscos de colapso de barragem na UHE Itaipu Binacional: o processo de vulnerabilização dos moradores a jusante. 2012. 184 f. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012.

SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TATHAM, P.; SPENS, K. Towards a humanitarian logistics knowledge management system. Disaster Prevention and Management, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 6-26, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. Atlas brasileiro de desastres naturais 1991 a 2010: volume Brasil. Florianópolis, 2012.

VALENCIO, N. F. L.S. Entrevistas [2008]. ComCiência: Revista Eletronica de Jornalismo Científico, Campinas, 10 dez. 2008. Entrevista concedida a Alessandro Piolli.

SILVA, A. A. Mulheres no ataque: depoimento. [9 de junho, 1996]. São Paulo: Revista da Folha de São Paulo. Entrevista concedida a Cristiana Couto.

VALENCIO, N. F. L. S. Disasters: technicism and social suffering. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 9, p. 3631-3644, 2014.

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília: FUNDEPE, 2007.

VENTURA, R. C. M. O.; NASSIF, M. E. Poder e compartilhamento da informação: relações e implicações na arena política organizacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 9-35, 2016.

VON KROGH, G. Facilitando a criação do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

WIIG, K. M. Application knowledge management in public administration. Arlington: Knowledge Research Institute, 2000.

ZHANG, D.; ZHOU, L.; NUNAMAKER JR., J. F. A knowledge management framework for the support of decision making in humanitarian assistance/disaster relief. Knowledge and Information Systems, Londres, v. 4, p. 370-385, 2002.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

SORIANO, Érico; HOFFMANN, W. M. A.; ARAUJO, C. de. Gestão do Conhecimento aplicado aos desastres naturais: o caso da Defesa Civil. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 207–227, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245233.207-227. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/70369. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo