A valorização simbólica da leitura no Plano Nacional do Livro e Leitura: uma análise

Autores

  • Fabíola Ribeiro Farias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245232.78-97

Palavras-chave:

Leitura. Valor simbólico. Políticas públicas. PNLL.

Resumo

Apresentam-se e discutem-se as proposições do Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL para a valorização da leitura como um bem cultural, em seu eixo de ação número três, intitulado “Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico”, à luz do conceito de “violência simbólica”, de Pierre Bourdieu. Conclui-se que é necessário que a concepção da leitura e, naturalmente, do seu valor simbólico no âmbito do PNLL sejam constantemente discutidos e ressignificados, uma vez que esse entendimento norteará muitas das ações do Plano.

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Biografia do Autor

Fabíola Ribeiro Farias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação (UFMG).

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

FARIAS, F. R. A valorização simbólica da leitura no Plano Nacional do Livro e Leitura: uma análise. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 78–97, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245232.78-97. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/69164. Acesso em: 28 set. 2022.

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