E-books para a educação universitária na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245232.59-77Palavras-chave:
Livros digitais. Tecnologias educacionais. Educação superior. Fontes de informação.Resumo
A presença da instrução livro universitário digital é uma realidade. O principal objetivo do estudo é confirmar o desenvolvimento do livro digital em 50 universidades da América Latina que estão em melhor posição como classificado pela Scimago durante 2016. Ele também serve para determinar o tipo de acesso ao documento e as plataformas mais utilizadas. Como uma terceira visam as vantagens e desvantagens que a experiência pessoal da biblioteca todos os dias com o aumento gradual de livros digitais são examinados. A fim de cumprir os objetivos nos sites das 50 instituições analisadas são consultados e os inquéritos são enviados para os responsáveis pelos centros. As várias análises confirmam que todas as bibliotecas oferecem livros digitais estudados para os utilizadores universitários. 50% das instituições preferem comprar o direito de acesso às obras, enquanto 40% assinatura combinados e compra, os mais utilizados Springer e Wiley plataformas de ebooks.Downloads
Referências
ALONSO-ARÉVALO, Julio; CORDÓN-GARCÍA, José Antonio; GÓMEZ-DÍAZ, Raquel. El libro electrónico en la biblioteca universitaria y de investigación. Biblios: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, [S.l.], n. 42, 2011. Disponible en: <https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/7/37>. Acceso el: 15 ene. 2017.
ASHCROFT, Linda. Ebooks in libraries: an overview of the current situation. Library Management, [S.l.], v. 32, n. 6/7, p. 398-407, 2011.
BABINI, Dominique. Acceso abierto a la producción científica de América latina y el Caribe: identificación de principales instituciones para estrategias de integración regional. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad CTS, Buenos Aires, v. 6, n. 17, 2011.
BORNMANN, Lutz; DE MOYA-ANEGÓN, Félix; LEYDESDORFF, Loet. The new excellence indicator in the World Report of the SCImago Institutions Rankings 2011. Disponible en: <https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1110/1110.2305.pdf>. Acceso el: 15 ene. 2017. arXiv preprint arXiv:1110.2305, 2011.
CENTRO REGIONAL PARA EL FOMENTO DEL LIBRO EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, CERLALC. El libro en cifras Boletín estadístico del libro en Iberoamérica, Santafé de Bogotá, v. 7, 2015. Disponible en: <http://cerlalc.org/el-libro-en-cifras-boletin-estadistico-del-libro-en-iberoamerica/>. Acceso el: 15 ene. 2017.
CHAN, Leslie; KIRSOP, Barbara; ARUNACHALAM, Subbiah. Open access archiving: the fast track to building research capacity in developing countries. SciDev.Net, London, Nov. 2005. Disponible en: <http://hdl.handle.net/1807/4415>. Acceso el: 15 ene. 2017.
CULL, Barry. W. Reading revolutions: Online digital text and implications for reading in academe. First Monday, Chicago, v. 16, n. 6, 2011. Disponible en: <http://pear.accc.uic.edu/ojs/index.php/fm/article/view/3340/2985> Acceso el: 15 ene. 2017.
EBOOK Usage in U.S. Academic Libraries 2016. Library Journal, New York, 2016. Disponible en: <http://lj.libraryjournal.com/downloads/2016academicebooksurvey/>. Acceso el: 15 ene. 2017.
GARCÍA, José Antonio; ALONSO-ARÉVALO, Julio; MARTIN-RODERO, Helena. Los libros electrónicos: la tercera ola de la revolución digital. Anales de documentación, Murcia, v. 13, p. 53-80, 2010. Disponible en: <http://revistas.um.es/analesdoc/article/download/106991/101681>. Acceso el: 15 ene. 2017.
GIL, Manuel; CELAYA, Javier. Evolución y tendencias digitales en Latinoamérica. 2015. Disponible en: <http://bit.ly/1sEpW74>. Acceso el: 15 ene. 2017.
KERKA, Sandra. Distance learning, the internet, and the world wide web. ERIC Digest, 1996.
LAM, Paul et al. Usability and usefulness of eBooks on PPCs: How students’ opinions vary over time. Australasian Journal of Educational Technology, Brisbane, v. 25, n. 1, p. 30-44, 2009. Disponible en: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.363.3830&rep=rep1&type=pdf > Acceso el: 15 ene. 2017.
LEMKEN, Birgit. Ebook: the missing link between paper and screen. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 1999, Pittsburgh. Proceedings… Pittsburgh: ACM CHI 99, 1999. Disponible en: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.46.5481&rep=rep1&type=pdf>. Acceso el: 15 ene. 2017. CHI 99 Workshop on Designing Electronic Books.
CEPAL. PLAN DE ACCIÓN ELAC 2015. Plan de acción sobre la sociedad de la información y del conocimiento de América Latina y el Caribe. [S.l.]: CEPAL Naciones Unidas, 2010. Disponible en: <http://www.cepal.org/cgi-bin/getprod.asp?xml=/elac2015/noticias/paginas/9/44209/P44209.xml&xsl=/elac2015/tpl/p18f.xsl&base=/elac2015/tpl/top-bottom.xsl> Acceso el: 15 ene. 2017.
REGISTRY OF OPEN ACCESS REPOSITORIES. Roar. 2017. Disponible en: <http://roar.eprints.org/>. Acceso el: 15 ene. 2017.
SHIN, Dong-Hee. Understanding e-book users: Uses and gratification expectancy model. New Media & Society, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 260-278, 2011.
SOCIETY OF COLLEGE, NATIONAL AND UNIVERSITY LIBRARIES, SCONUL. Changing trends in loans, visits & the use of e-books. London, 2015. Disponible en: <http://www.sconul.ac.uk/tags/sconul-statistics> Acceso el: 15 ene. 2017.
SUNKEL, Guillermo. Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la educación en América Latina: una exploración de indicadores, n. 125. [S.l.]: United Nations Publications, 2006. Disponible en: <http://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/6133/S0600907.pdf?sequence=1>. Acceso el: 15 ene. 2017.
SUNKEL, Guillermo; TRUCCO, Daniela; ESPEJO, Andrés. La integración de las tecnologías digitales en las escuelas de América Latina y el Caribe: una mirada multidimensional. Santiago de Chile. CEPAL, 2014. Disponible en: <http://200.9.3.98/bitstream/handle/11362/36739/S20131120.pdf?sequence=1>. Acceso el: 15 ene. 2017.
THE DIRECTORY OF OPEN ACCESS REPOSITORIES. OpenDOAR, 2017. Disponible en: <http://www.opendoar.org/>. Acceso el: 15 ene. 2017.
TUROFF, Murray; HILTZ, Starr Roxanne, The electronic journal: A progress report. Journal of the American Society for Information Science, Massachusetts, v. 33, n. 4, p. 195-202, 1982. Disponible en: <https://web.njit.edu/~turoff/Papers/ElectronicJournal.html> Acceso el: 15 ene. 2017.
UNESCO Y CENTRO REGIONAL PARA EL FOMENTO DEL LIBRO EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, CERLALC. Manifiesto sobre el libro electrónico. 2011. Disponible en: <http://www.cerlalc.org/Manifiesto_Esp.pdf > Acceso el: 15 ene. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Juan José Prieto Gutiérrez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.