Perfil da produção científica em Medicina Tropical na América Latina: análise do termo “Tropical Medicine” na Web of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245230.31-49

Palavras-chave:

Medicina Tropical. Produção Científica. América Latina. Web of Science. Cientometria.

Resumo

Objetiva analisar o perfil da produção latino-americana sobre Medicina Tropical na Web of Science (1945 a 2016), especificamente os artigos publicados em periódicos. Os procedimentos metodológicos adotados foram os seguintes: (1) coleta de dados: coletaram-se os dados da Web of Science a partir da consulta do termo “tropical medicine” no campo “tópico”; (2) processamento dos dados utilizando o Vantage Point; (3) identificação temática: os temas foram obtidos nas palavras-chave dos artigos. Foram priorizadas as palavras-chave que indicavam nomes das doenças e seus agentes causadores, haja vista a possibilidade de descobrir quais enfermidades recebem maior atenção dos pesquisadores; (4) análise de relações: esquematizaram-se as relações entre os temas, instituições produtoras de artigos e periódicos científicos por meio do software UCINET/NetDraw. Como principais resultados, percebeu-se que: as relações mais profícuas entre instituições e temas são estabelecidas por instituições brasileiras: Fiocruz (RJ) e leishmaniose (13); Fiocruz (MG) e leishmaniose (8); Universidade Federal de Minas Gerais e leishmaniose (8) e Universidade de São Paulo e leishmaniose (7). As doenças e agentes causadores com maior índice de aparição na produção analisada foram: leishmaniose (60), doença de Chagas (30), aids (23), malária (21), dengue (19), diarreia (13) e tuberculose (12). Brasil (59%), Peru (9,6%), Venezuela (7,5%) e Cuba (6,9%) são os países latino-americanos mais representativos em termos de produção. As relações de colaboração mais intensas entre os países são estabelecidas entre Brasil e Estados Unidos. O periódico mais representativo foi o Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, sendo o responsável por mais de dois terços da produção indexada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pela UFPE e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia.

Fábio Mascarenhas e Silva, Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Docente do PPGCI/UFPE.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP)

Docente do Departamento de Ciência da Informação da UFPE e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFPE)

Zeny Duarte de Miranda, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Pós-doutorado na Universidade do Porto. Professora do PPGCI/UFBA.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

SOBRAL, N. V.; SILVA, F. M. e; MIRANDA, Z. D. de. Perfil da produção científica em Medicina Tropical na América Latina: análise do termo “Tropical Medicine” na Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 31–49, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245230.31-49. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68093. Acesso em: 1 out. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.