Análise das influências intelectuais na produção científica da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245230.115-141

Palavras-chave:

Produtividade em Pesquisa. Ciência da Informação. Análise de Citações. Influências Intelectuais. Cientometria.

Resumo

Busca investigar as bases intelectuais dos bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da área de Ciência da Informação por meio das suas citações. Para compor o corpus do estudo, elege a Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, considerando o recorte temporal de 1972 até 2015. Adota como procedimentos metodológicos: (1) identificação dos bolsistas de produtividade em pesquisa da área de Ciência da Informação; (2) coleta de dados na Base Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (registros acrescidos das referências); (3) processamento dos dados, por meio de sua padronização, arrolamento e classificação no software VantagePoint; e (4) análise e apresentação de relações entre os citantes, os citados e os temas. Apresenta entre os principais resultados as obras de Castells (1999), Dahlberg (1978), Wersig (1993) e Meadows (1999) como as mais referenciadas pelos pesquisadores estudados. Ao recortar as 35 obras mais citadas, observa que aproximadamente 2/3 são de origem estrangeira, o que demonstra o peso da literatura internacional como referencial do grupo. Constata que 11 das 35 obras mais citadas (31,4%) são dos próprios bolsistas de produtividade em pesquisa da área de Ciência da Informação, sendo que 60,6% das citações a essas obras são realizadas pelos congêneres de bolsa, o que sugere a existência de reconhecimento mútuo entre os pares. Por fim, verifica que Tecnologias da Informação e Comunicação, Biblioteca, Indexação e Bibliometria são os temas mais representativos, e que a obra de Dahlberg (1978) é a de maior influência nos trabalhos ligados às Ontologias e à Organização do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilah Santiago Bufrem, Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Docente do PPGCI/UFPE

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D - CA AC; Orientadora de Doutorado; Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Fábio Mascarenhas e Silva, Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Docente do PPGCI/UFPE

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP)

Docente do Departamento de Ciência da Informação da UFPE e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (UFPE)

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Ciência da Informação pela UFPE e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

BUFREM, L. S.; SILVA, F. M. e; SOBRAL, N. V. Análise das influências intelectuais na produção científica da área de Ciência da Informação: um estudo sobre os bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ-CNPq). Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 115–141, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245230.115-141. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68087. Acesso em: 25 set. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)