Presença digital em portais de periódicos: proposta de análise
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245230.159-179Palavras-chave:
Presença digital. Portal de periódicos. Marketing digital. Acesso aberto.Resumo
Em um contexto de grande conectividade, um portal de periódicos precisa acompanhar as tendências de presença digital, além de utilizar plataformas e estratégias de forma planejada. Esta pesquisa apresenta uma proposta de análise da presença digital — a partir de um referencial teórico do marketing digital — em portais de periódicos. Com o movimento de acesso aberto, o uso de periódicos eletrônicos foi intensificado, de modo que os portais de periódicos também ganharam mais espaço, já que sua implantação propicia questões estratégicas ao contribuir para o aumento da visibilidade e do valor público das instituições, indicando a qualidade da entidade à medida que esta toma para si a responsabilidade pela preservação e disseminação dos periódicos, contribuindo para a expansão da comunicação científica. O marketing digital desponta como a aplicação de estratégias de marketing na internet ou, ainda, em ambiente digital. A proposta apresentada aborda as presenças própria e espontânea, não apresentando formas de análise para a presença digital paga. Como proposta são descritas três etapas: (1) primeira etapa: identificação da presença digital própria; (2) segunda etapa: identificação da presença digital espontânea; e (3) terceira etapa: análise dos dados. A mescla de ferramentas, tipos de metodologias, coletas e softwares apontam para resultados mais amplos das várias faces que as presenças digitais apresentam, já que cada uma possui características peculiares. A proposta apresentada pode ser utilizada para diagnóstico da presença digital de portais de periódicos, apontando melhorias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.