Presença digital em portais de periódicos: proposta de análise

Autores

  • Juliana Aparecida Gulka Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elaine Rosangela de Oliveira Lucas Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) http://orcid.org/0000-0002-2796-3566

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245230.159-179

Palavras-chave:

Presença digital. Portal de periódicos. Marketing digital. Acesso aberto.

Resumo

Em um contexto de grande conectividade, um portal de periódicos precisa acompanhar as tendências de presença digital, além de utilizar plataformas e estratégias de forma planejada. Esta pesquisa apresenta uma proposta de análise da presença digital — a partir de um referencial teórico do marketing digital — em portais de periódicos. Com o movimento de acesso aberto, o uso de periódicos eletrônicos foi intensificado, de modo que os portais de periódicos também ganharam mais espaço, já que sua implantação propicia questões estratégicas ao contribuir para o aumento da visibilidade e do valor público das instituições, indicando a qualidade da entidade à medida que esta toma para si a responsabilidade pela preservação e disseminação dos periódicos, contribuindo para a expansão da comunicação científica. O marketing digital desponta como a aplicação de estratégias de marketing na internet ou, ainda, em ambiente digital. A proposta apresentada aborda as presenças própria e espontânea, não apresentando formas de análise para a presença digital paga. Como proposta são descritas três etapas: (1) primeira etapa: identificação da presença digital própria; (2) segunda etapa: identificação da presença digital espontânea; e (3) terceira etapa: análise dos dados. A mescla de ferramentas, tipos de metodologias, coletas e softwares apontam para resultados mais amplos das várias faces que as presenças digitais apresentam, já que cada uma possui características peculiares. A proposta apresentada pode ser utilizada para diagnóstico da presença digital de portais de periódicos, apontando melhorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Gulka, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Gestao da Informação/UDESC

Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora do Programa de Pós Graduação em Gestao de Informação/UDESC

 

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

GULKA, J. A.; LUCAS, E. R. de O. Presença digital em portais de periódicos: proposta de análise. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 159–179, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245230.159-179. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68085. Acesso em: 15 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)