Índice h de Hirsch: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico

Autores

  • Deise Deolindo Silva Docente da Faculdade de Tecnologia de Garça. Doutoranda da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Docente da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245230.196-212

Palavras-chave:

Estudos métricos. Índice h. Análise de domínio. Bases de dados.

Resumo

Entre os indicadores destinados a avaliar o impacto científico das publicações, destaca-se o índice h de Hirsch, que mede, de forma simultânea, aspectos relacionados à produção e ao impacto da produção científica de um pesquisador, periódico, grupo e centro de pesquisa ou país em uma base de dados. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo obter os índices h para 20 pesquisadores representativos na temática “Estudos Métricos da Informação” em três fontes de dados distintas — Scopus, Web of Science e Google Acadêmico e identificar e analisar possíveis diferenças entre os valores desses indicadores, a fim de examinar a congruência dos índices nessas fontes de informação. Para isso, levantaram-se, nas plataformas mencionadas, os índices h para cada investigador. Identifica-se, por meio do Teste de Wilcoxon-Mann-Whitney com nível de significância de 5%, que o índice h não difere estatisticamente entre as bases de dados Scopus e Web of Science. Por outro lado, esse índice diferiu significativamente dos valores obtidos a partir do Google Acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Deolindo Silva, Docente da Faculdade de Tecnologia de Garça. Doutoranda da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP

Graduada em Estatística e em Matemática.

Mestre em Estatística

Doutoranda em Ciência da Informação

Docente da Fatec/Garça

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Docente da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP

Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista - Marília/SP.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

SILVA, D. D.; GRÁCIO, M. C. C. Índice h de Hirsch: análise comparativa entre as bases de dados Scopus, Web of Science e Google Acadêmico. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 196–212, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245230.196-212. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/68010. Acesso em: 4 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)