Cosseno de Salton, Índice de Jaccard e Correlação de Pearson: comparando índices normalizados e absolutos em análise de cocitação de autores

Autores

  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-UNESP de Marília http://orcid.org/0000-0003-3365-3000
  • Bruno Henrique Alves Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-UNESP de Marília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245230.235-253

Palavras-chave:

Indicadores normalizados de Cocitação. Cosseno de Salton. Índice de Jaccard. Correlação de Pearson.

Resumo

Esta pesquisa objetiva realizar um estudo comparativo entre os indicadores absolutos e os normalizados, para Análise de Cocitação de Autores, a saber: Cosseno de Salton (CS), Índice de Jaccard (IJ) e Correlação de Pearson (r). , Visa apresentar os três índices normalizados, apontar as diferenças no uso entre os indicadores absolutos e normalizados, avaliar questões sobre a escolha dos três indicadores e apresentar um estudo teórico-aplicado. Ainda, calcular a Correlação de Spearman entre a matriz com os valores absolutos de cocitação e os três diferentes índices normalizados - Cosseno de Salton (CS), Índice de Jaccard (IJ) e Correlação de Pearson (r). Como fonte de dados, utilizaram-se os artigos do periódico Scientometrics, pertencente à base de dados Scopus na temática Estudos Métricos. Recuperaram-se 234 artigos do período de 2013 e 2014, em junho de 2015. Identificaram-se 9.327 pesquisadores citados. Gerou-se a matriz absoluta dos autores mais cocitados e procederam-se às normalizações pelos três processos. No sentido de comparar os resultados da matriz absoluta com os respectivos índices normalizados Cosseno de Salton (CS), Índice de Jaccard (IJ) e Correlação de Pearson (r), calculou-se a Correlação de Spearman, a partir do pareamento dos dados absolutos e dos normalizados de cada uma das matrizes, ordenados em postos, com a finalidade de sugerir o melhor indicador normalizado. Apresentaram-se os gráficos de dispersão e concluiu-se pelo uso de preferencial do Cosseno de Salton (Cs), a partir dos objetivos da pesquisa, da natureza dos dados e da maior significância relativa à Correlação de Spearman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-UNESP de Marília

Livre_Docente na área ;Estudos Bibliométricos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001 e 1995). Possui graduação em Pedagogia e graduação em Matemática. Atualmente pertence ao quadro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na linha de Pesquisa Produção e Organização da Informação, ministra a disciplina Estudos Métricos em Informação. É coordenadora do grupo de pesquisa Estudos métricos da Informação; vice coordenadora da linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do PPGCI e bolsista pesquisadora do CNPq(2).Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Metodologias Quantitativas para a Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias estatísticas, estudos métricos, indicadores bibliométricos, avaliação da produção científica e redes de colaboração científica, indicadores absolutos e normalizados, especialmente no âmbito dos Estudos Bibliométricos e Cientométricos.

Bruno Henrique Alves, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho-UNESP de Marília

Doutorando em Ciência da Informação e bolsista CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e formado no âmbito da graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (UNESP/Marília). Foi bolsista FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - na Iniciação Científica e no Mestrado. Atualmente também é professor bolsista (Bolsa Didática) pelo Departamento de Ciência da Informação da UNESP-FFC-Marília (2014-2016) nos cursos: Biblioteconomia e Arquivologia. Desenvolve pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Bibliometria, Colaboração Científica, Coautoria, Indicadores Científicos, Sociologia da Ciência e Sociologia de Pierre Bourdieu, desde 2008 participa do Grupo de pesquisa "Estudos Métricos em Informação" da UNESP/Marília.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

TANNURI DE OLIVEIRA, E. F.; ALVES, B. H. Cosseno de Salton, Índice de Jaccard e Correlação de Pearson: comparando índices normalizados e absolutos em análise de cocitação de autores. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, p. 235–253, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245230.235-253. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/67672. Acesso em: 26 set. 2022.