O campo de estudos de usuários na ciência da informação brasileira: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245232.234-251Palavras-chave:
Estudos de usuários. Estudos de uso. Comportamento informacional. Revisão sistemática de literatura.Resumo
Pesquisas no campo de estudo de usuários são instrumentos que podem ajudar bibliotecas e unidades de informação a conhecer as necessidades informacionais do público a que atendem. Este artigo relata revisão sistemática da literatura realizada com o objetivo de identificar artigos originados de pesquisas sobre comportamento informacional, de forma a verificar o estágio atual das pesquisas brasileiras nesse campo. A revisão teve como fonte a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) cobrindo o período de 2012-2016. Os resultados evidenciaram a consolidação da área de estudos de usuários, sendo ressaltada predominância da biblioteca universitária como objeto dos artigos analisados. Constatou-se ainda que estudos de usuários são considerados mecanismos de avaliação e instrumentos para se conhecer a comunidade atendida. O artigo traz contribuições para a reflexão dos pesquisadores e a identificação de novos problemas de pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.