O catálogo da biblioteca e o linked data

Autores

  • Liliana Giusti Serra Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) http://orcid.org/0000-0001-6788-2376
  • José Eduardo Santarém Segundo Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245232.167-185

Palavras-chave:

Catálogo. Linked data. Web semântica. Metadados. Estrutura de dados.

Resumo

O objetivo do artigo é discorrer sobre as possibilidades de aplicação de conceitos da web semântica, por meio do linked data, no catálogo da biblioteca, favorecendo a troca de informações de forma dinâmica, legível por pessoas e máquinas, com dados estruturados e conectados. O método empregado é de pesquisa exploratória, realizada por meio de levantamento bibliográfico, com seleção de textos que discorrem sobre os catálogos, partindo dos objetivos enunciados por Cutter até a disponibilização dos mesmos na Web; e identificação da web semântica e linked data. Os resultados tomam como base a apresentação do formato Machine-Readable Cataloging (MARC) como elemento que iniciou a descrição em formato legível por máquinas e permitiu o intercâmbio de registros bibliográficos, mostrando-se, contudo, incapaz de satisfazer as necessidades descritivas atuais. A web semântica é apresentada, partindo dos componentes de metadados exemplificados por ferramentas e modelo de dados até o linked data. O Resource Description Framework é apresentado como um modelo de dados que permite a construção da estrutura necessária para a ligação de dados na Web, proporcionando flexibilidade na escolha dos elementos descritivos que são utilizados com recursos bibliográficos. Foram localizadas iniciativas de utilização de linked data em bibliotecas, como a estruturação de vocabulários e nomes de pessoas, identificando resultados em seu emprego. O texto conclui com a análise de ganhos oriundos do uso de linked data nos catálogos das bibliotecas e a necessidade de publicação de dados abertos e interoperáveis pelas instituições, ampliando as possibilidades de novas ligações de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Giusti Serra, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutoranda pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre pela Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (ECA/USP, 2015). Recomendação da banca de qualificação para doutorado direto. Especialista em Gerência de Sistemas (2008) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP) Graduação em Biblioteconomia (1992) pela Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESP). Profissional da informação da Prima, desenvolvedora dos sistemas SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. Consultora em Ciência da Informação. Pesquisas na área de conteúdo digital licenciado (e-books, livros digitais, livros eletrônicos) Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em automação de bibliotecas, livros digitais (e-books), catalogação, migração de registros bibliográficos, gestão de acervos, gerenciamento de documentação eletrônica, planejamento de bibliotecas digitais e metadados (MARC, Dublin Core).

José Eduardo Santarém Segundo, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto.

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília/SP; docente e coordenador do Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP); Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília na linha de Informação e Tecnologia. Atua na linha de pesquisa - Ambientes Digitais e Tecnologias Aplicadas a Informação e Comunicação - , com ênfase em Web Semântica, Linked Data, Dados Abertos e Acervos Digitais. Lider do NEWSDA - Núcleo de Estudos em Web Semantica e Dados Abertos. Recebeu o Prêmio de Melhor Tese pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib) - Ano 2011. Recebeu também Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses - 2011 (Ciências Sociais Aplicadas)

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

SERRA, L. G.; SEGUNDO, J. E. S. O catálogo da biblioteca e o linked data. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 167–185, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245232.167-185. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/67162. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)