Princípios e recomendações basilares para a comunicação dos dados de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245231.87-112Palavras-chave:
Compartilhamento de dados. Dados abertos. Dados de pesquisa.Resumo
A comunicação de dados de pesquisa - que envolve aspectos da produção, compartilhamento e reutilização de dados - foi intensificada com a emergência do paradigma da ciência aberta. Nesse âmbito, surgiram diversos princípios e recomendações com o objetivo de nortear as discussões e as práticas relacionadas. O objetivo desse artigo é propor um conjunto basilar de princípios e recomendações para a comunicação de dados de pesquisa por meio da análise; tanto do desenvolvimento histórico de práticas quanto de políticas que têm norteado a discussão e iniciativas de comunicação dos dados de pesquisa. Adotaram-se como métodos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A primeira foi a narrativa histórica de eventos, consubstanciada em uma linha do tempo. A segunda foi a análise comparativa de princípios e declarações identificadas por meio da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Entre os resultados obtidos, foi possível propor o conjunto de princípios e recomendações basilares para comunicação de dados de pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.