A indexação de assunto em documentos arquivísticos: convergências e divergências em artigos internacionais

Autores

  • Graziela Martins de Medeiros Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marisa Bräscher Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • William Barbosa Vianna Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245231.154-182

Palavras-chave:

Indexação de assunto. Representação da informação. Documentos arquivísticos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as convergências e divergências apresentadas em artigos científicos internacionais que tratam sobre a indexação de assunto em documentos arquivísticos, para o avanço da temática no campo da Arquivologia e Ciência da Informação. A pesquisa é exploratório-descritiva e qualitativa. Coletaram-se artigos de duas bases de dados: Library and Information Science Abstracts e Library, Information Science & Technologycal Abstracts. Após análise preliminar, foram selecionados 20 artigos, que cobrem o período de 1965 a 2013. Os resultados mostram que as definições apresentadas para a indexação em Arquivologia, grosso modo, se assemelham ao entendimento de indexação no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação, com a necessidade de se considerar o contexto específico e os princípios arquivísticos no processo de representação e o desenvolvimento de diretrizes para o controle vocabular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Martins de Medeiros, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marisa Bräscher, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

William Barbosa Vianna, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.


 

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

MEDEIROS, G. M. de; BRÄSCHER, M.; VIANNA, W. B. A indexação de assunto em documentos arquivísticos: convergências e divergências em artigos internacionais. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 154–182, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245231.154-182. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/65586. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos