A interoperabilidade semântica entre acervos de museus: discutindo o caso dos Museus da Imagem e do Som

Autores

  • Renata Cardozo Padilha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lígia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245231.113-128

Palavras-chave:

Interoperabilidade semântica. Acervo fotográfico histórico. Documentação museológica. Museu da imagem e do som. Análise documentária de fotografias.

Resumo

A interoperabilidade entre sistemas de informação pressupõe o emprego de padrões e protocolos que viabilizem a comunicação de dados entre as instituições museológicas. É neste contexto que o presente artigo procura conhecer como museus de mesma tipologia descrevem a informação contida em seus acervos e como dialogam entre si. Para tanto, escolheu-se investigar a descrição de fotografias históricas em Museus da Imagem e do Som por meio da análise dos metadados registrados em suas fichas de catalogação. Os resultados encontrados revelam a presença de um conjunto reduzido de metadados comuns às instituições pesquisadas, além de ambiguidades denominativas e conceituais que prejudicam o compartilhamento e a recuperação da informação entre as instituições examinadas e o acesso à informação pelo usuário. Conclui-se que há necessidade de se pensar caminhos para gerir e documentar os acervos dos museus na perspectiva da interoperabilidade, ampliando, assim, as potencialidades de preservação da informação e de produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cardozo Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Lingüística pela Université Laval, Canadá. Professora Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

PADILHA, R. C.; CAFÉ, L. M. A. A interoperabilidade semântica entre acervos de museus: discutindo o caso dos Museus da Imagem e do Som. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 113–128, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245231.113-128. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/64482. Acesso em: 9 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)