Inteligência Competitiva e Ciência da Informação: conexões epistemológicas para tomada de decisão nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245223.10-35Palavras-chave:
Ciência da Informação, Inteligência competitiva, Tomada de decisão, Ambiente externoResumo
Este estudo trata do processo de Inteligência Competitiva em organizações e busca identificar suas conexões epistemológicas com a Ciência da Informação, baseado em conceitos teóricos dessa área. Realiza-se estudo exploratório, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica para a elaboração de fundamentação epistemológica, com base nos aportes teóricos da Ciência da Informação. Apresentam-se conceitos de Ciência da Informação presentes na literatura, assim como, os conceitos de Inteligência Competitiva e as fases do ciclo da mesma; e, também, discute-se o processo de tomada de decisão nas organizações. Verifica-se a necessidade de interação com o ambiente externo como fator que abrange a relação entre a Inteligência Competitiva e a Ciência da Informação, considerando-se que a análise desse ambiente permite às organizações a tomada de decisões mais estratégicas para um melhor posicionamento competitivo no mercado. Conclui-se que a Ciência da Informação relaciona-se, epistemologicamente, com a Inteligência Competitiva, principalmente, ao se tratar do processo de tomada de decisão e na interação informacional com os ambientes organizacionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.