Inteligência Competitiva e Ciência da Informação: conexões epistemológicas para tomada de decisão nas organizações

Autores

  • Sirlene Pintro Universidade Federal de Santa Catarina
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gregório Varvakis Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245223.10-35

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Inteligência competitiva, Tomada de decisão, Ambiente externo

Resumo

Este estudo trata do processo de Inteligência Competitiva em organizações e busca identificar suas conexões epistemológicas com a Ciência da Informação, baseado em conceitos teóricos dessa área. Realiza-se estudo exploratório, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica para a elaboração de fundamentação epistemológica, com base nos aportes teóricos da Ciência da Informação. Apresentam-se conceitos de Ciência da Informação presentes na literatura, assim como, os conceitos de Inteligência Competitiva e as fases do ciclo da mesma; e, também, discute-se o processo de tomada de decisão nas organizações. Verifica-se a necessidade de interação com o ambiente externo como fator que abrange a relação entre a Inteligência Competitiva e a Ciência da Informação, considerando-se que a análise desse ambiente permite às organizações a tomada de decisões mais estratégicas para um melhor posicionamento competitivo no mercado. Conclui-se que a Ciência da Informação relaciona-se, epistemologicamente, com a Inteligência Competitiva, principalmente, ao se tratar do processo de tomada de decisão e na interação informacional com os ambientes organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlene Pintro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC);Mestre em Ciência da Informação pelo PGCIN/UFSC (2012). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2008). Pesquisadora do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (NGS-UFSC). Áreas de atuação: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão da Informação, Fluxos Informacionais e áreas relacionadas.

William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Engenharia de Produção (2011); Mestrado Profissional em Administração (USF, 2004); Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC, 2008); Graduação em Ciências Humanas - Filosofia (UCDB-1989). Áreas de interesse: Gestão Estratégica da Informação; Gestão da Qualidade; Avaliação de Desempenho; Big Data e Teoria da Decisão; Tecnologia Assistiva; Epistemologia; Informação em Saúde e Educação; Tópicos interdisciplinares em Ciência da Informação. Coordena dois projetos de pesquisa financiados pelo CNPq sobre Gestão da Informação & Tecnologia Assistiva.

Gregório Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Depto de Engenharia do Conhecimento. Doutorado em Manufacturing Engineering - Loughborough University of Technology (1991); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982); Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão de Processos, Gestão do Conhecimento e Gestão de Organizações de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

PINTRO, S.; VIANNA, W. B.; VARVAKIS, G. Inteligência Competitiva e Ciência da Informação: conexões epistemológicas para tomada de decisão nas organizações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 10–35, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245223.10-35. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/63849. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos