A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores

Autores

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Vera Aparecida Lui Guimarães Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245223.161-183

Palavras-chave:

Eventos científicos. Comunicação da ciência. Sociologia da ciência. Comunicação informal. Divulgação científica.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa empírica sobre o significado que a comunicação científica em eventos assume para uma comunidade de pesquisadores de diferentes áreas da ciência. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de cunho explicativo com abordagem quanti-qualitativa. A população investigada foi composta por 150 pesquisadores vinculados a uma instituição federal de ensino superior do interior do estado de São Paulo, e o instrumento para a coleta de dados foi um questionário online. Os dados empíricos da pesquisa foram categorizados e analisados à luz dos referenciais teóricos da Sociologia da Ciência e da Ciência da Informação. Os resultados evidenciaram especificidades das diferentes áreas do conhecimento em relação à comunicação em eventos científicos confirmando que esse meio de divulgação ainda é um dos mais utilizados pelos pesquisadores, e se constituem em um bom termômetro para verificar a aceitação pelos pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação (UFSCar, 1995). Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação; Pós-Graduação em Educação Especial e Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, todos da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Vera Aparecida Lui Guimarães, Universidade Federal de São Carlos

Bibliotecária, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

PIUMBATO INNOCENTINI HAYASHI, M. C.; LUI GUIMARÃES, V. A. A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 161–183, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245223.161-183. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/63251. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.