Representação semântico-discursiva de cibercordéis
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245231.129-153Palavras-chave:
Representação da Informação. Cibercordel. Semântica discursiva.Resumo
Esta investigação teve por objetivo analisar a representação da informação dos cibercordéis por meio dos procedimentos semânticos de tematização e figurativização, elementos centrais do processo de indexação. O corpus para este artigo foram os cibercordéis que possibilitam o ambiente oportuno para serem tratados sob a ótica da representação informacional, por apresentar elementos textuais como temas, figuras, inspirações, anseios, motes, ou seja, as especificidades construídas através da poesia popular que, neste caso, se apropria da web para ser perpetuada no seio do ciberespaço. Da pesquisa, constatou-se que a representação da informação por meio da semântica discursiva se mostra como mais uma forma real para indexar os documentos. Por observar todas as suas particularidades textuais, aspectos concretos e abstratos, o enfoque na indexação, por meio da semântica discursiva enquanto concepção metodológica reduz significativamente a subjetividade inerente ao profissional da informação, além de se aproximar substancialmente da linguagem documentária por produzir uma constante troca interdisciplinar, relacionando figuras à linguagem natural e temas à linguagem artificial. Por esse motivo, os documentos entendidos como cibercordéis são passíveis de representação informacional, permitindo assim, potencializar uma recuperação da informação organizada de forma ágil e sistemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.