Cidadania, Novos Tempos, Novas Aprendizagens: novos profissionais?

Autores

  • Valdir José Morigi
  • Samile Andréa de Souza Vanz
  • Karina Galdino

Palavras-chave:

Cidadania, cidadania planetária, perfil profissional, informação, comunicação

Resumo

Objetiva refletir sobre a cidadania no mundo contemporâneo a partir das novas questões e suas diferentes abordagens. Nesse contexto, a informação e a comunicação são concebidas como elementos essenciais para que os sujeitos sociais construam e exerçam sua cidadania. Nesse processo, os profissionais de Informação e Comunicação se colocam como mediadores. Dessa forma, nasce a necessidade de repensar sobre suas práticas e uma educação que possibilite ter um novo aprendizado que leve a uma visão global das questões atuais, para que os profissionais possam atuar diante das mudanças no cenário mundial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir José Morigi

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto no Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS e Professor no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Currículo Lattes

Samile Andréa de Souza Vanz

Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS. Currículo Lattes

Karina Galdino

Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

MORIGI, V. J.; VANZ, S. A. de S.; GALDINO, K. Cidadania, Novos Tempos, Novas Aprendizagens: novos profissionais?. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 69–78, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/61. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>