Bibliotecas escolares: tendências globais

Autores

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasilia
  • Helen de Castro Silva Casarin Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245223.36-55

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Tecnologia, Aprendizagem, Bibliotecário, Formação de coleções

Resumo

Este artigo aborda as transformações do processo de ensinoaprendizagem e das tecnologias e o impacto dessas nas bibliotecas escolares, especificamente, na formação do acervo, na configuração do espaço e no papel dos bibliotecários. A análise da literatura mostra tendência à adoção de modelos de aprendizagem baseados na construção colaborativa do conhecimento, com ênfase na aprendizagem compreensiva e atividades de ensino em ambientes diversificados. As bibliotecas escolares podem acolher e subsidiar atividades de ensino variadas, transformando-se em locais não apenas de apropriação da informação, mas também de produção do conhecimento por meio de atividades colaborativas, conectadas e diversificadas. O bibliotecário precisa fortalecer o domínio de tecnologias para obtenção, gerenciamento, produção e compartilhamento de informações. O fomento à leitura continua a ser importante, mas precisa ser ampliado para diferentes suportes e formatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasilia

Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília; especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília; graduada em biblioteconomia e documentação pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora Adjunta da Universidade de Brasilia

Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; mestrado em Ensino na Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho  e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  Professor adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2016-09-29

Como Citar

GASQUE, K. C. G. D.; CASARIN, H. de C. S. Bibliotecas escolares: tendências globais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 36–55, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245223.36-55. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/60697. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos