Análise da informação imagética: uma abordagem sob a perspectiva cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245223.110-135Palavras-chave:
Indexação de imagens. Ciências cognitivas. Polissemia. Processos cognitivos.Resumo
Esta pesquisa bibliográfica foi realizada com o objetivo de suscitar uma reflexão sobre a interdisciplinaridade dentro da Ciência da Informação e pelo fato de que a área carece de estudos que demonstrem enfaticamente a contribuição de outras disciplinas. Delimita-se o enfoque apenas para a contribuição teórica das ciências cognitivas e o modo pelo qual estudiosos percebem que o entendimento dos processos ligados à mente pode auxiliar na compreensão de determinados fenômenos, sendo abordada e enfatizada a questão da indexação de imagens e o modo pelo qual a polissemia imagética interfere diretamente na análise conceitual desses documentos devido ao interesse particular dos usuários e dos indexadores. Busca-se também compreender o fenômeno da polissemia sob uma abordagem cognitiva. A pesquisa acaba por concluir que embora seja evidente a necessidade de estudos que abordem profundamente a contribuição das ciências cognitivas em processos específicos dentro da Ciência da Informação, a problemática ainda não foi suficientemente abordada pelos estudiosos da área.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.