Características do Processo de Busca de Informação dos Pesquisadores da Área de Psicologia da Unisinos

Autores

  • Ana Maria Mielniczuk Moura

Palavras-chave:

Busca de informação, fontes de informação, tecnologias da informação e comunicação

Resumo

Verifica as características do processo de busca de informação realizado por professores/pesquisadores da área da Psicologia, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Aborda as características desse processo, entre elas as etapas do projeto de pesquisa em que realizam a busca de informação, quem geralmente faz esta atividade, quais os tipos de fontes utilizadas assim como o local preferido para a realização da busca de informação. Foi aplicado um questionário semi-estruturado, aplicado através de uma entrevista, que possibilitou traçar um perfil do comportamento de busca de informação realizado pelos professores/pesquisadores, quais as características desse processo e as barreiras encontradas. Constata-se que os professores/pesquisadores utilizam preferencialmente as bases de dados em CD-ROM ou on-line para realizar a busca de informações, não utilizando-se mais os abstracts impressos. Os periódicos impressos nacionais e internacionais possuem boa aceitação entre os professores/pesquisadores, o que não ocorre com os periódicos eletrônicos, ainda pouco conhecidos. Os serviços propiciados pela internet são muito utilizados, principalmente o correio eletrônico e os diretórios de busca, o que não ocorre com as listas de discussão. As fontes pessoais são utilizadas para intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores não somente da própria instituição como de outras. As barreiras encontradas na busca de informação foram categorizadas em Barreiras Pessoais, Barreiras Institucionais e Barreiras do Ambiente ou da Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Mielniczuk Moura

Mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pósgraduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Professora Assistente do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

MOURA, A. M. M. Características do Processo de Busca de Informação dos Pesquisadores da Área de Psicologia da Unisinos. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 39–54, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/59. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.