Transgressões no campo da Ciência da Informação: abordagens de uma prática científica em permanente constituição
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245232.34-58Palavras-chave:
Ciência da Informação. Interdisciplinaridade. Transdiciplinaridade. Transgressão disciplinar.Resumo
O estudo apresenta conceitos ligados à disciplinaridade no campo da Ciência da Informação, assim como, inicia uma discussão em torno da natureza interdisciplinar dessa ciência atravessada pela transgressão metodológica. Reflete sobre a capacidade de interação com outras disciplinas que a atravessam, buscando, com isso, obter soluções de problemas perante a composição de seu objeto: a informação. Para tanto, dialoga-se com autores como Le Coadic, Bicalho e Oliveira, Francelin, Japiassú, Marques, Morin, Pinheiro, Tálamo e Smit. Considera-se que compreender como se deram as transgressões disciplinares no campo da Ciência da Informação torna-se condição essencial para dar conta de pensar a relação inter, multi e, principalmente, transdisciplinar necessária à manutenção de uma prática científica em permanente constituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.