Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais

Autores

  • Rodrigo Silva Caxias de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
  • Leilah Santiago Bufrem UFPE
  • Bruna Silva do Nascimento UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245213.271-295

Palavras-chave:

Comunicação Científica. Webometria. Letramento Científico. Blogs. Pesquisadores Brasileiros.

Resumo

Este é um estudo webométrico sobre a discussão em torno das audiências a serem privilegiadas no que tange aos impactos e à incidência das informa- ções de caráter científico. A pesquisa verifica de que maneira e com qual intensidade essas modificações no fluxo informacional ocorrem no ambiente virtual. Para tanto, realiza-se um levantamento de quatro blogs identificados no Anel de Blogs ABC: Um Longo Argumento, Via Gene, Cultura Científica e Neurocientista de Plantão. O estudo utiliza o software SocSciBot4 (Thewall, 2013) na categorização das postagens realizadas pelos pesquisadores responsáveis no período entre janeiro e dezembro de 2012. O estudo ainda afirma que a possibilidade de novas formas de letramento científico é concretizada na web e infere que, sob esse viés, é prudente observar o quanto uma nova forma de comunalismo vem se manifestando na rede no sentido de viabilizar estratégias de letramento científico.

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Biografia do Autor

Rodrigo Silva Caxias de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Professor Adjunto I do Departamento de Ciências da informação da UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Leilah Santiago Bufrem, UFPE

Doutora em Comunicação (ECA/USP) ; Professora Sênior (UFPE);

Bruna Silva do Nascimento, UNIRIO

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Mestre em Ciência da Informação (UFBA); Professora Assistente (UNIRIO);

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Publicado

2015-12-24

Como Citar

CAXIAS DE SOUSA, R. S.; BUFREM, L. S.; NASCIMENTO, B. S. do. Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 271–295, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245213.271-295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/58544. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo