Serviços de descoberta em rede: a experiência do modelo Google para os usuários de bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245213.130-149Palavras-chave:
Serviços de descoberta. Bibliotecas universitárias. Busca e recuperação da informação.Resumo
Contextualiza o uso dos serviços de descoberta em rede nas bibliotecas universitárias, que necessitam atender a demanda de usuários cada vez mais exigentes no que se refere à performance durante a busca e a recuperação da informação. Pretende colaborar para o entendimento sobre essas ferramentas, salientando a formação do seu índice central, a estruturação da busca facetada, os critérios de relevância utilizados e a apresentação dos resultados numa lista única. Utiliza o método bibliográfico para selecionar a literatura nacional e internacional relevante acerca do tema. Conclui que as bibliotecas devem revisitar o alcance de seus catálogos para manter-se conectadas com os modelos mentais dos usuários e suas necessidades de informação. Serviços de descoberta em rede, integrado com os demais serviços de informação, têm o potencial de melhorar a experiência de busca. Estas ferramentas devem ser projetadas baseadas na experiência de busca e comportamento dos usuá- rios para equilibrar as necessidades e expectativas dos mesmos com as capacidades do sistema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.