Serviços de descoberta em rede: a experiência do modelo Google para os usuários de bibliotecas universitárias

Autores

  • Caterina Marta Groposo Pavão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sônia Elisa Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245213.130-149

Palavras-chave:

Serviços de descoberta. Bibliotecas universitárias. Busca e recuperação da informação.

Resumo

Contextualiza o uso dos serviços de descoberta em rede nas bibliotecas universitárias, que necessitam atender a demanda de usuários cada vez mais exigentes no que se refere à performance durante a busca e a recuperação da informação. Pretende colaborar para o entendimento sobre essas ferramentas, salientando a formação do seu índice central, a estruturação da busca facetada, os critérios de relevância utilizados e a apresentação dos resultados numa lista única. Utiliza o método bibliográfico para selecionar a literatura nacional e internacional relevante acerca do tema. Conclui que as bibliotecas devem revisitar o alcance de seus catálogos para manter-se conectadas com os modelos mentais dos usuários e suas necessidades de informação. Serviços de descoberta em rede, integrado com os demais serviços de informação, têm o potencial de melhorar a experiência de busca. Estas ferramentas devem ser projetadas baseadas na experiência de busca e comportamento dos usuá- rios para equilibrar as necessidades e expectativas dos mesmos com as capacidades do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caterina Marta Groposo Pavão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária de Sistemas do Centro de Processamento de dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Sônia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado da faculdade de Biblioteconomia da UFRGS. Formação em Biblioteconomia - UFRGS, Mestrado em Gestão da Informação - Sheffield University, Inglaterra e Doutorado em Ciência da Informação - Sheffield University, Inglaterra. Áreas de Atuação: Busca e uso de informações no contexto acadêmico, Comunicação científica, Produção científica, Bibliotecas digitais e educação à distância e Inclusão digital

Downloads

Publicado

2015-12-24

Como Citar

PAVÃO, C. M. G.; CAREGNATO, S. E. Serviços de descoberta em rede: a experiência do modelo Google para os usuários de bibliotecas universitárias. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 130–149, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245213.130-149. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/58410. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>