O sistemismo de Bunge como base teórico-metodológica para pesquisa em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245222.140-164Palavras-chave:
Sistemismo. Mario Bunge. Realismo científico. Epistemologia. Metodologia da pesquisa.Resumo
O objetivo do estudo é aprofundar aspectos epistemológicos da Ciência da Informação (CI) a partir das contribuições do pensamento de Bunge. Justifica-se pela natureza interdisciplinar da CI e sua constante necessidade de interação com outras áreas de conhecimento. Trata-se de um ensaio teórico a partir da análise de conceitos da área de CI e a proposta sistemista de Bunge. O estudo é complementado com a aplicação dos fundamentos do sistemismo em pesquisas sistemistas, uma descritiva e outra explicativa, sobre repositórios institucionais de acesso aberto, exemplificando a condução de pesquisa sob a operação epistêmica fundamental do sistemismo: a redução ao sistema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.