Análise das Características e Percepção de Alunos de Educação a Distância: um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS

Autores

  • Sonia Elisa Caregnato
  • Ana Maria Mielniczuk Moura

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Ensino de Biblioteconomia, Internet.

Resumo

Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Elisa Caregnato

Doutora em Ciência da Informação pela Shefield University,England. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Currículo Lattes

Ana Maria Mielniczuk Moura

Mestre em Comunicação e Informação pelo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) Professora Assistente do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

CAREGNATO, S. E.; MOURA, A. M. M. Análise das Características e Percepção de Alunos de Educação a Distância: um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 11–24, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/58. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>