Avaliação das Revistas de Comunicação pela Comunidade Acadêmica da Área

Autores

  • Ida Stumpf

Palavras-chave:

Avaliação, periódicos, comunicação.

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar 26 revistas da área de Comunicação através da opinião de docentes/pesquisadores dos doze Programas de Pós-Graduação. Constituiu-se num estudo exploratório, com abordagem quantitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um formulário próprio onde os sujeitos opinaram sobre os seguintes indicadores: avaliação geral da revista, sua contribuição para a área, prestígio junto à comunidade acadêmica, qualidade do conteúdo dos artigos, rigor na avaliação dos originais, regularidade da publicação, apresentação gráfica e distribuição. Para análise foram consideradas as revistas conhecidas por, pelo menos, 50% dos respondentes. Os resultados apontam as oito revistas mais conceituadas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ida Stumpf

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (FABICO/UFRGS). Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-09

Como Citar

STUMPF, I. Avaliação das Revistas de Comunicação pela Comunidade Acadêmica da Área. Em Questão, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 25–38, 2006. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/57. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos