Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

  • Tatiana Pereira Queiroz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cláudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245221.37-66

Palavras-chave:

Usuários de informação. Usuário potencial de informação. Sistemas de informação. Relacionamento com egressos. Identificação organizacional. Vínculo. Tomada de decisão.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar os resultados de um estudo feito para identificar os mecanismos do relacionamento entre uma instituição de Educação Superior e seus egressos. Dessa forma, investigou-se como os sistemas de informação podem ser aperfeiçoados com o objetivo de facilitar a gestão dos dados dos egressos de instituições de ensino com a finalidade de aprimorar a conexão entre eles. O ambiente analisado foi o programa de egressos da Universidade Federal de Minas Gerais, o “Sempre UFMG”, e o método de coleta de dados empregado foi o survey eletrônico, cuja amostra apresentou 1.445 respondentes. O estudo baseou-se nos construtos teóricos sobre identificação social e organizacional, papel, vínculo e necessidade de informação. Os resultados apontam para a indispensabilidade da promoção da relação com o futuro egresso desde o seu ingresso na instituição, mantendo-a ativa ao logo de todo o seu trajeto e continuando após a formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Pereira Queiroz, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG.

Cláudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor doutor do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação/UFMG.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

QUEIROZ, T. P.; PAULA, C. P. A. de. Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 37–66, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245221.37-66. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/55555. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)