Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos

Autores

  • Rosilene Agapito da Silva Llarena Universidade Federal da Paraíba
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245212.222-242

Palavras-chave:

Educação contemporânea. Gestão do conhecimento. Políticas públicas educacionais. Mediação.

Resumo

Discute a importância da Gestão do Conhecimento (GC) frente aos desafios educacionais contemporâneos no contexto das políticas públicas brasileiras; defende a ideia da importância social da GC nos processos educacionais, por meio de procedimentos mediativos, tanto para caracterizar as organizações educativas como para a necessidade de formar ou educar. Em termos metodológicos, apresenta sinalizações a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da GC e seus processos teórico-metodológicos e de mediação frente às necessidades educacionais contemporâneas. Apresenta três fases: a primeira, de classificação, leitura, análise, interpretação e discussão dos documentos bibliográficos; a segunda, de adequação dos textos estudados aos objetivos da pesquisa; por fim, o estudo sobre os desafios e as políticas públicas educacionais frente à GC por meio de processos mediativos. Resulta na apresentação de um modelo que facilitará a organização estrutural de instituições de ensino e as políticas públicas educacionais face ao imperativo de GC e aos desafios educacionais contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Agapito da Silva Llarena, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Como Citar

LLARENA, R. A. da S.; DUARTE, E. N.; SANTOS, R. do R. Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 222–242, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245212.222-242. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/53901. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)