Algoritmo de classificação de especialistas em áreas na base de currículos Lattes

Autores

  • Fellipe de Melo Chagas Universidade de São Paulo
  • José de Jésus Pérez-Alcázar Universidade de São Paulo
  • Luciano Antonio Digiampietri Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245212.119-139

Palavras-chave:

Localização de especialistas. Currículos Lattes. Análise de Redes Sociais. Recuperação da informação.

Resumo

Este trabalho propõe um algoritmo para construir um ranking de especialistas na base de currículos Lattes. Para isto, foi elaborado um algoritmo composto por três estágios de processamento: Score Alfa, que analisa os títulos dos documentos baseado na ontologia definida para selecionar os assuntos e importâncias destes assuntos para cada publicação; Score Beta, que analisa a qualidade das publicações utilizando conceitos definidos pela CAPES para beneficiar produções publicadas em veículos mais importantes; e Score Propagated, que analisa a importância de estar bem conectado a demais pesquisadores especialistas propagando o conhecimento obtido. Para o teste de precisão do algoritmo, utilizaram-se dados reais da área de Nanotecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe de Melo Chagas, Universidade de São Paulo

Fellipe de Melo Chagas é graduando no Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo.

José de Jésus Pérez-Alcázar, Universidade de São Paulo

José de Jésus Pérez Alcázar possui graduação em Ingeniería de Sistemas y Computación - Universidad de Los Andes (1983), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor-doutor ms3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas:web semântica, serviços web semânticos, web, sistemas multiagentes, tecnologia de informação e planejamento estratégico de tecnologia de informação.

Luciano Antonio Digiampietri, Universidade de São Paulo

Desde abril de 2008 Luciano Antonio Digiampietri é professor em RDIDP no curso de Sistemas de Informação da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e é Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Como Citar

CHAGAS, F. de M.; PÉREZ-ALCÁZAR, J. de J.; DIGIAMPIETRI, L. A. Algoritmo de classificação de especialistas em áreas na base de currículos Lattes. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 119–139, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245212.119-139. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/52652. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)